Roteiro do Tempo Comunidade 2020.2 - Pesquisa Socioeducacional e Estágio Docência

ROTEIRO DO TEMPO COMUNIDADE 2020.2 - PESQUISA SOCIOEDUCACIONAL E ESTÁGIO DOCÊNCIA: Estudo da realidade socioeducacional e política das Comunidades Camponesas, Indígenas, Ribeirinhas e Quilombolas em Tempos de Pandemia.

Este roteiro visa reorientar as atividades do último Tempo Comunidades das turmas 2017, 2018 e 2019, e que estão realizando Pesquisa Socioeducacional e Estágio Docência do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação do Campo - Fecampo.

Informamos que o calendário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa continua suspenso em função da Pandemia do Covid-19 que ainda se encontra em expansão, e de modo que continuam vigentes as recomendações sanitárias e de distanciamento físico. O que, na universidade, se expressa pela suspensão das atividades administrativas e acadêmicas na modalidade presencial, e na Unifesspa definido pela Instrução Normativa nº 03, de 16 de abril de 2020.

Aproximadamente 70% dos estudantes desta Faculdade não dispõem de acesso a internet, com capacidade e qualidade de dados para realização das atividades online. Ademais, consideramos que o Ensino Remoto não se estrutura como ferramenta em condições de garantir um ensino universalizado e, igualmente, não contempla os princípios defendidos pela Educação do Campo. Desse modo, em função da paralisação das atividades de ensino presencial, estamos cancelando todos os roteiros de orientação encaminhados na metodologia científica, durante o Tempo Universidade, em fevereiro de 2020.

Entretanto, considerando que o envolvimento entre o curso e a realidade social é a base estruturante da proposta curricular da licenciatura em Educação do Campo, é necessário mais do que nunca que a realidade vivenciada no contexto da pandemia se torne material de reflexões. Até porque, os princípios e a dinâmica pedagógica da Educação do Campo se estruturam pela pesquisa e com base na relação direta com as realidades. Nesses termos, após a escuta aos estudantes, técnicos e docentes em Assembléia realizada no dia 10 de novembro de 2020, apresentamos um novo Roteiro de Pesquisa, específico e unificado, mediante esse contexto de pandemia de Covid-19, para as turmas 2017, 2018 e 2019, com as orientações para a realização das Pesquisas Socioeducacionais e Estágios Docência.

Portanto, a nova orientação é voltada à Produção textual, em caráter de texto descritivo e analítico. E que na medida do possível, possa incluir depoimento de professores, estudantes, membros da comunidade e ou das organizações. E que, por estes relatos, apresentem a situação vivenciada em sua família, comunidade (indígena, quilombola, camponesa, ribeirinha), organização social e escola no contexto da Pandemia do Covid 19.

A Pesquisa Socioeducacional e/ou Estágio Docência, neste período, visam a Produção textual com descrição e análise da situação da comunidade, das escolas/educação, da família, e das organizações, em contexto de pandemia. E com vistas a apresentar os impactos sobre a saúde, organização social, trabalho e renda das famílias. Bem como, das estratégias criadas pelos coletivos no enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia. Também será importante apresentar o que ocorreu nas escolas, as paralisações e as estratégias de retomada do ano letivo de 2020, possibilitando a construção de análises sobre tal realidade.

É necessário reforçar que esses documentos a serem produzidos pelos estudantes permitam fornecer às comunidades, à Faculdade de Educação do Campo e à comunidade acadêmica, um quadro importante das situações vivenciadas pelos discentes e pelas comunidades camponesas, indígenas, ribeirinhas e quilombolas no contexto pandêmico. Reflexões fundamentais para compreender melhor não só as questões impostas, como as estratégias de enfrentamento construídas nas comunidades e em contexto educacional.

ROTEIRO DO TEMPO COMUNIDADE 2020.2 - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO