Página inicial > Notícias > PSE 2021: Publicado edital do Processo Seletivo Especial para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo

DestaquePSIQ2020Nesta sexta-feira (16), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) publicou o edital nº 06/2021 que trata sobre a abertura das inscrições para o 1º Processo Seletivo Especial 2021 (PSE 2021), visando o preenchimento das vagas em aberto no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, para o ano de 2022. No total, são ofertadas 60 vagas, sendo 02 (duas) delas reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD).

Acesse aqui o edital!

O curso é destinado, preferencialmente, aos candidatos que atuam como educadores do campo e não possuem formação de nível superior. Também podem concorrer às vagas, os candidatos que pertencem a comunidades do campo, preferencialmente, sem graduação. Agricultores,  extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros povos tradicionais são o público-alvo desta seleção.

A Licenciatura em Educação do Campo visa atender à demanda por formação superior dos Educadores das Escolas do campo, com efetivo exercício nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio das redes de ensino. São consideradas Comunidades do Campo os grupos e populações organizados que habitam os espaços geográficos do campo (terra firme, florestas, várzea e das águas) e possuem relações sociais de vizinhança, parentesco, situação comum de interesses, identidade e formas de ação comum, ligados a esses espaços geográficos.

Inscrições - De acordo com o edital, as solicitações de inscrição deverão ser feitas, exclusivamente, via internet no endereço eletrônico: www.pse.unifesspa.edu.br, a partir de 30 de julho até 10 de setembro. Os documentos obrigatórios estão presentes no edital e devem ser enviados de forma on-line. O cartão de inscrição será disponibilizado no ato da solicitação de inscrição no site pse.unifesspa.edu.br. O PSE será dividido em 3 etapas, sendo a primeira a homologação das inscrições, em seguida a análise do relato de história de vida do(a) candidato(a) e, por último, a análise documental. É necessário que o candidato fique atento ao edital e seus prazos para que não seja desclassificado.

Demais informações e definições de como o Processo Seletivo Especial ocorrerá podem ser encontradas no edital.

*As informações contidas nesta matéria não substituem ou alteram o edital do PSE 2021, que deve ser considerado na íntegra.

Fonte: https://www.unifesspa.edu.br/noticias/5299-publicado-o-edital-para-o-processo-seletivo-especial-pse-2021-do-curso-de-licenciatura-em-educacao-do-campo