Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Descrição do Curso
Início do conteúdo da página

Descrição do Curso

NOME DO CURSO

Licenciatura em Educação do Campo.

 

LOCAL DE OFERTA

Unifesspa/Campus Universitário de Marabá/PA.

 

FORMA DE INGRESSO

A forma de ingresso dos educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo realiza-se desde o ano de 2009 via Processo Seletivo Especial (PSE) em

duas fases coordenadas pelo CEPS/UFPA e pela Faculdade de Educação do Campo/Campus Universitário de Marabá. Essa forma de ingresso ainda se mantém após a criação da UNIFESSPA, pois esse tipo de Processo leva em conta as assimetrias históricas do acesso e direto dos sujeitos à educação, sobretudo os povos e populações viventes no e do meio rural. Sobre o Processo Seletivo Especial em si, tradicionalmente vem sendo realizado em uma primeira fase contando com a realização pelos candidatos de uma prova de Conhecimentos Gerais e Redação que versa sobre o conteúdo programático do Ensino Médio e uma segunda fase qualitativa de entrevistas presenciais com os aprovados na primeira fase coordenada pela Faculdade de Educação do Campo/Campus universitário de Marabá.

 

NÚMERO DE VAGAS

Durante os anos de 2013/2014; 2014/2015 e 2015/2016 serão ofertadas até 120 vagas de acordo com o previsto no edital MEC/SESU/SECADI/SETEC de Agosto de 2012 e contando com aporte da chegada de novos quadros de professores e técnicos administrativos e educacional. Alcançada essa meta ao longo dos três anos, a ideia é ofertar turmas regulares via Processo Seletivo Especial de até 60 (sessenta) vagas, levando-se em conta a capacidade de docentes e infraestrutura disponível no Campus Universitário de Marabá e Unifesspa como um todo, bem como assegurando as condições mínimas de acesso e permanência aos estudantes ingressantes no curso.

 

TURNO DE FUNCIONAMENTO

O turno de funcionamento do curso obedece a Resolução No 008 de 20 de maio de 2014 que aprova o Regulamento de Ensino de Graduação no âmbito da UNIFESSPA e funcionará em turno integral nos turnos matutino e vespertino em consonância com o artigo 85 do Regulamento de Ensino de Graduação da UNIFESSPA.

 

MODALIDADE DE OFERTA

A modalidade de oferta ocorrerá em regime presencial, tendo a alternância pedagógica como um dos princípios orientadores da formação, onde os educandos terão atividades acadêmicas presenciais (TE – Tempo Escola) ao longo dos meses de Janeiro-Fevereiro e Julho-Agosto e realizarão atividades de docência-pesquisa e atividades complementares ao longo dos meses de Março-Junho e SetembroDezembro (TC – Tempo Comunidade).

 

HABILITAÇÃO

O curso é orientado pela alternância pedagógica, da pesquisa e do trabalho docente como princípios educativos e da interdisciplinaridade como matriz formadora do currículo proposto pela Licenciatura em Educação do Campo. Dessa forma, esclarecemos desde já, que não se trata de um curso de Pedagogia específico para educadores que atuam em áreas rurais e sim de um curso ‗novo‘, fruto do acúmulo descrito no item 1.3 desde documento, sobretudo da parceria do Campus Universitário de Marabá com os movimentos e organizações sociais organizadas do campo. O curso está estruturado em quatro áreas de conhecimento, tendo o exercício e a busca da interdisciplinaridade como princípio pautado para a formação dos educandos. As quatro áreas específicas são as de Ciências Humanas e Sociais (CHS), Ciências Agrárias e da Natureza (CAN); Letras e Linguagens (LL) e Matemática (MAT), tendo como disciplinas de referência a Geografia, História e Sociologia, no caso da área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais; Física, Química e Biologia, para as Ciências Agrárias e da Natureza; Português, Literatura e Redação, para as Letras e Linguagens e Matemática para área de Matemática, almejando-se assim que os educandos estejam habilitados a trabalhar os conteúdos e construir currículos que deem conta dos 3o e 4o Ciclos do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

 

TÍTULO CONFERIDO

O título conferido aos educandos será o de Licenciado em Educação do Campo com ênfase/habilitação em uma das quatro áreas de conhecimento, ou seja, Licenciado em Educação do Campo com ênfase/habilitação em Ciências Humanas e Sociais, ou Ciências Agrárias e da Natureza, ou Letras e Linguagens, ou Matemática.

 

 

DURAÇÃO DO CURSO

Duração prevista de 04 (quatro) anos.

 

CARGA HORÁRIA

A carga horária total do curso Licenciatura em Educação do Campo é de 4.305 horas, divididas em 200 horas de Atividades Livres e 4.105 horas de Atividades Obrigatórias.

 

PERÍODO LETIVO

Os períodos letivos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Campus Universitário de Marabá estão de acordo com a Resolução CONSEPE No 008, de 20 maio de 2014 que aprova o Regulamento de Ensino da Graduação no âmbito da UNIFESSPA, onde as atividades curriculares do curso serão organizadas de acordo com o calendário acadêmico aprovado pelo CONSEPE e no nosso caso específico serão realizadas no primeiro e terceiro períodos letivos, em regime intensivo, iniciando-se em Janeiro e Julho de cada ano, respectivamente, com o mínimo de cem dias letivos, cumulativamente. Além disso, como propomos a realização de atividades obrigatórias nos períodos de Março-Junho e Setembro-Dezembro, destacamos estarmos em consonância com o § 3o do artigo 8o da referida Resolução 008, de 20 maio de 2014, onde, para atender às peculiaridades dos cursos, as atividades curriculares poderão ser desenvolvidas em uma fração do período letivo, em um período letivo completo ou além de um período letivo, em conformidade com o respectivo projeto pedagógico, o que se configura o caso específico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

 

REGIME ACADÊMICO

O curso de Licenciatura em Educação do Campo/Campus Universitário de Marabá optou pelo Regime Acadêmico Seriado. Para fins de matrícula e de acompanhamento acadêmico, de acordo com o disposto no Art. 12 do Regulamento de Graduação no âmbito da UNIFESSPA, onde a matrícula dos educandos será realizada em cada período letivo, em um conjunto de atividades curriculares definidas no presente projeto pedagógico do curso como bloco ou módulo.

 

FORMAS DE OFERTA DE ATIVIDADES

A forma de oferta das atividades curriculares do curso de Licenciatura em Educação do Campo dar-se-á por intermédio do Regime Modular, onde as atividades serão desenvolvidas de forma sucessiva, com carga horária concentrada e respeitando o limite diário previsto para o funcionamento do curso, conforme estabelece o artigo 9o do já mencionado Regulamento de Graduação da UNIFESSPA.

Fim do conteúdo da página