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Perfil do Egresso

Em relação aos princípios e fundamentos didático-pedagógicos esperamos com a proposição da Licenciatura em Educação do Campo preparar educadores para uma atuação profissional que vá além da docência e dê conta da gestão dos processos educativos na escola e no seu entorno. Para isso, o curso deve tanto formar educadores para atuação específica junto às populações que trabalham e vivem no e do campo, como propiciar as bases de organização do trabalho escolar e pedagógico, a partir de estratégias de formação para a docência multidisciplinar em uma organização curricular por área do conhecimento. Pretende-se com isso formar um profissional capaz de: (I) exercer a docência multidisciplinar, a partir de uma das quatro áreas de conhecimento propostas; (II) participar da gestão de processos educativos escolares; (III) ter atuação pedagógica nas comunidades rurais, para além da prática escolar.

Reforça-se a ideia aqui de que a atuação profissional dos educadores formados pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo/UNIFESSPA Campus de Marabá deverão ter atuação pedagógica nas comunidades rurais, para além da prática escolar, ou seja, o espaço agrário na interface com as cidades, o território e as territorialidades dessas populações e comunidades do campo deverão guiar as práticas de atuação profissional dos egressos. 

Diante disso, o curso vem centrando esforços em duas frentes de articulação e mobilização, uma caracterizada pelo reconhecimento institucional interno à universidade, onde o curso já se encontra aprovado por resoluções específicas da própria universidade e estamos buscando aperfeiçoá-lo com a proposição desse novo Projeto Político Pedagógico e uma outra frente de trabalho que estamos tratando como o reconhecimento social do curso, tanto por parte das organizações e movimentos sociais organizados do campo presentes em nossa região, como também na divulgação e realização de eventos, seminários e reuniões de trabalho com as Prefeituras, Secretarias Estadual e Municipais de Educação e o próprio MEC no processo de avaliação e reconhecimento do curso com o objetivo dos educadores formados pelo curso terem a possibilidade plena, por exemplo, de poder prestar concurso público e serem admitidos nas estruturas educacionais do próprio Estado.

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