Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Curricular
Início do conteúdo da página

Estrutura Curricular

O curso de Licenciatura em Educação do Campo busca produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de sujeitos do campo capazes de promover a construção de assentamentos, comunidades e escolas rurais visando a uma sociedade sustentável.

 

A modalidade de oferta ocorrerá em regime presencial, tendo a alternância pedagógica como um dos princípios orientadores da formação, onde os educandos terão atividades acadêmicas presenciais (TU – Tempo Universidade) ao longo dos meses de janeiro-fevereiro e julho-agosto e realizarão atividades de docência-pesquisa e atividades complementares ao longo dos meses de março-junho e setembro-dezembro (TC – Tempo Comunidade).

 

O curso está estruturado em quatro áreas de conhecimento, tendo o exercício e a busca da interdisciplinaridade como princípio pautado para a formação dos educandos. As quatro áreas específicas são as de Ciências Humanas e Sociais (CHS), Ciências Agrárias e da Natureza (CAN); Letras e Linguagens (LL) e Matemática (MAT), tendo como disciplinas de referência a Geografia, História e Sociologia, no caso da área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais; Física, Química e Biologia, para as Ciências Agrárias e da Natureza; Português, Literatura e Redação, para as Letras e Linguagens e Matemática para área de Matemática, almejando-se assim que os educandos estejam habilitados a trabalhar os conteúdos e construir currículos que deem conta dos 3º e 4º ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio.

 

O curso tem duração prevista de 04(quatro) anos, com carga horária total do de 4.305 horas, dividida em 200 horas de Atividades Livres e 4.105 horas de atividades obrigatórias.

 

O título conferido aos educandos será o de Licenciado em Educação do Campo com ênfase/habilitação em uma das quatro áreas de conhecimento, ou seja, Licenciado em Educação do Campo com ênfase/habilitação em Ciências Humanas e Sociais, ou Ciências Agrárias e da Natureza, ou Letras e Linguagens, ou Matemática.

 

MATRIZES CURRUCULARES:

 

MATRIZ CURRUCULAR PPC 2019 (Atualizado 2024)

 

MATRIZ CURRUCULAR PPC 2014

 

Fim do conteúdo da página