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I Encontro com egressos da Educação do Campo da Unifesspa

I ENCONTRO COM EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIFESSPA:

“A formação de educadores do campo no contexto de fronteiras amazônicas e os desafios frente à mercantilização da educação” 

08 de julho de 2023 

Unifesspa / Campus Marabá – Auditório da Unidade I

 

“(...) A liberdade da terra  é assunto de todos nós (...)!” (Pedro Tierra)

 

No dia 08 de julho de 2023, no auditório da Unidade I do Campus Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), ocorreu o Encontro com Egressos da Educação do Campo da Unifesspa com o tema: “A formação de educadores do campo no contexto de fronteiras amazônicas e os desafios frente à mercantilização da educação”. 

O evento resultou de uma articulação de egressos da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará de diversos territórios da fronteira amazônica (camponeses, indígenas, ribeirinhos, quilombolas) juntamente com movimentos sociais e sindicais do campo, em especial, com os objetivos de:

  1. Criar espaço de encontro, interação e diálogo presencial entre os egressos e concluintes da Licenciatura em Educação do Campo e demais cursos no âmbito da Educação do Campo da Unifesspa, proporcionando trocas sobre a situação dos egressos quanto a dinâmicas da vida, formação e trabalho; 
  2. Fazer um balanço sobre a formação de educadores e educadoras do campo a partir dos egressos: sobre como interrogam o percurso formativo vivenciado, considerando avanços, retrocessos, desafios e possibilidades;
  3. Fortalecer a criação de uma rede permanente de articulação de egressos mobilizando pautas importantes dentre as quais: inserção do perfil de egressos em editais de concursos públicos, diálogo com as redes de ensino estadual e municipal, continuidade da formação.

Estiveram presente no encontro representação das diversas turmas já ofertadas pela Fecampo e representação de estudantes mobilizados pelo Centro Acadêmico dos Estudantes da Educação do Campo (Caec), totalizando aproximadamente 60 participantes. As atividades do dia foram iniciadas com uma mística “Tecendo Fios” onde se buscou trazer as memórias da formação na Licenciatura em Educação do Campo, seguida de um Café Camponês.

Café Camponês no espaço Tapiri, 08 jul 2023

Fonte: Gisele Silva Mascena (2023)

 

Café Camponês no espaço Tapiri, 08 jul 2023

Fonte: Gisele Silva Mascena (2023)

O atual diretor da Faculdade de Educação do Campo, João Pedro Antunes de Paulo, juntamente com a coordenadora regional da Fetagri Sudeste, Eloina Morais Rego, deram as boas-vindas aos participantes. 

Em sequência, aconteceu a primeira mesa do encontro discutindo o tema “A formação de educadores do campo no contexto de fronteiras amazônicas e os desafios frente à mercantilização da educação”, sendo coordenada pelos egressos Maria Miriam Ferreira Gomes (egressa Pedagogia do Campo) e Eduardo Salazar de Oliveira (egresso Turma 2010). Compondo a mesa estavam: Claudio Santos Correia, educador do campo na rede de ensino do município de Marabá, integrante da Fetagri Sudeste; Ana Emília Borba Ferreira da Silva, dirigente da Frente Paulo Freire de educação, cultura, formação, gênero e juventude do MST Pará; Maria Suely Ferreira Gomes, Diretora do IFPA / CRMB e Maura Pereira dos Anjos professora da Faculdade de Educação do Campo Fecampo/Unifesspa

Integrantes da Mesa Temática “A formação de educadores do campo no contexto de fronteiras amazônicas e os desafios frente à mercantilização da educação”

Fonte: Labimlutas / Fecampo - Unifesspa (2023)

Os colaboradores da mesa realizaram discussões a partir das suas frentes de atuação abordando a situação atual da educação e seus desafios. Destacaram a importância da valorização da memória de luta por direitos pelos povos do campo, dentre os quais o direito à educação. Dentre os desafios atuais, evidenciaram a disputa em torno das finalidades da educação e da formação de educadores. Nessa disputa, diversas empresas que visam o lucro pelo lucro, têm assumido a formação de educadores em busca de uma suposta “eficiência”, isso tende a fragilizar a perspectiva da educação enquanto direito e a perspectiva da formação integral, ameaçando de morte a identidade e diversidade dos povos. Também enfatizaram nossa responsabilidade na continuidade dessa luta por direitos e necessidade de retomar políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos territórios dos povos do campo e por Reforma Agrária Popular.

No período da tarde, sob a coordenação de Erick Francisco G. Machado (egresso Turma 2013) e Ana Carla Leite Veloso (Caec), tivemos os encaminhamentos para os Grupos de Trabalho onde foram propostas reflexões sobre vivências, desafios, memórias da formação, limites identificados na formação após a finalização do curso e as estratégias de organização tendo como referência os egressos da Educação do Campo de forma articulada aos movimentos sociais e sindicais, visando o fortalecimento da formação de educadores e dos territórios dos povos do campo. 

Coordenadores dos trabalhos no período da tarde, durante evento com egressos, 08 jul. 2023 

Fonte: Labimlutas / Fecampo - Unifesspa (2023)

 

Trabalhos no GTs Azul e Lilás

Fonte:  Labimlutas / Fecampo - Unifesspa (2023)

 

Trabalhos nos GTs Verde e Vermelho

Fonte: Labimlutas / Fecampo - Unifesspa (2023)

Após a realização dos GTs foi feito um momento de socialização das principais discussões. São ricas as memórias em torno da formação de educadores vivenciada nos cursos com especificidade da Educação do Campo na Unifesspa, destacando-se sua organização em alternância pedagógica, as pesquisas socioeducacionais nas localidades, as vivências coletivas voltadas à nossa auto-organização no processo formativo. Atuamos nos diferentes territórios e em diversos espaços. Dentre aqueles que estão atuando nas redes de ensino municipais, o vínculo da maioria ainda se dá através de contrato temporário.

O perfil de egresso da Licenciatura em Educação do Campo e suas habilitações ainda não tem sido plenamente inserido nos editais de concurso para cargo efetivo de professor da educação básica (anos finais e ensino médio), o que tem se revelado como uma dificuldade a ser enfrentada com urgência, vinculado com a luta pelo direito à educação e escola do/no campo nos territórios camponeses, indígenas, ribeirinhos, quilombolas.

Mesa de Socialização dos GTs de partilha entre egressos sobre vivências, desafios e perspectivas

Fonte: Labimlutas / Fecampo - Unifesspa (2023)

Questões como a criação de um coletivo de egressos, assim como, pautar uma articulação desse coletivo junto a Fecampo e os movimentos sociais para incluir o perfil de egresso da Licenciatura em Educação do Campo nos editais de concurso nas redes de ensino, articulada à luta por educação e escola do/no campo nos territórios, bem como fortalecer possibilidades de formação continuada nas instituições públicas de ensino superior no enfrentamento à lógica que desloca a formação de professores da educação básica sob orientação na perspectiva empresarial, foram alguns dos encaminhamentos. 

Encerrando este momento tivemos a mística com entrega de livros a todos os presentes no evento, seguido de um jantar realizado no Tapiri.    

Mística de encerramento

Fonte: Labimlutas / Fecampo - Unifesspa (2023)

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem” (P. Freire)

 

Egressos e estudantes da Licenciatura em Educação do Campo - Unifesspa

Marabá, 08 de julho de 2023



 

REALIZAÇÃO:

Egressos da Educação do Campo da Unifesspa

Faculdade Educação do Campo - Fecampo/Unifesspa

 Centro Acadêmico dos Estudantes da Educação do Campo - Caec

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST

Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará - Fetagri

Associação dos Professores Indígenas do Sul e Sudeste do Estado do Pará - APISSPA

 

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