Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Artigos > Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2020
Início do conteúdo da página

Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2020

TÍTULO: PRÁTICAS SOCIAIS: AÇÃO COLETIVA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E RECIPROCIDADE NO PROJETO DE ASSENTMENTO LUÍS CARLOS PRESTES, IRITUIA – PARÁ

 

RESUMO: Este trabalho refere-se às manifestações de práticas sociais coletivas e reciprocidade presentes nas relações de trabalho e produção vivenciadas pelas famílias assentadas no Projeto de Assentamento (PA) Luís Carlos Prestes. O PA pesquisado está localizado no Município de Irituia, região Nordeste do Pará. O propósito deste trabalho é analisar as distintas formas de trabalho que destas relações resultam...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Ezequias Nazareno de Lima

ORIENTADORA: Professora Ma. Rita de Cássia Pereira da Costa

 

TÍTULOMEMÓRIA DO PROJETO DE ASSENTAMENTO LIBERDADE NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A HISTÓRIA DE UM POVO CAMPESINO

RESUMO: Pretendendo apresentar minha trajetória nos contextos sociais/comunitário, familiar, estudantil e profissional, para isto, o mesmo está desenvolvido em fases: a primeira faz um relato de forma geral sobre o PA Liberdade com ênfase nos relatos dos entrevistados. O PA Liberdade está localizado no município de Marabá distante da sede 75 km...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAldenir Rodrigues dos Santos

ORIENTADOR: Professor Dr. Lucivaldo Silva da Costa

 

TÍTULOSISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME) NA ESCOLA ANTÔNIO VIEIRA DE CARVALHO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO DA COMUNIDADE BELO MONTE

 

RESUMO: O trabalho tem como tema: “Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na Escola Antônio Vieira de Carvalho: Um olhar sobre o ensino médio da comunidade Belo Monte” tendo como problemática de pesquisa o acesso ao ensino médio pelos jovens da comunidade Belo Monte e as implicações desta modalidade de ensino para a permanência dos jovens na localidade...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Sildilene Silva Cardoso

ORIENTADORAS: Professora Ma. Maria Célia Vieira da Silva e Professora Dra. Rosani de F. Fernandes

 

TÍTULODO MÃE MARIA AO ASSENTAMENTO ARARAS: TERRITORIALIDADE POSSEIRA NO ARAGUAIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO

 

RESUMOO artigo objetiva refletir sobre a trajetória de constituição do Assentamento Araras, protagonizada por posseiros da Terra Indígena Mãe Maria; cujas narrativas revelam elementos fundantes da territorialidade posseira no Araguaia. Vislumbramos ainda problematizar o uso destas narrativas em processos de ensino-aprendizagem na escola da localidade, como prática de educação do campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAdenilson da Silva Cavalcante

ORIENTADORAProfessora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves

 

TÍTULOENTRE A HETEROGENEIDADE DA LÍNGUA E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO: PERCEPÇÕES DE DOCENTE E DISCENTES DO 9º ANO DA ESCOLA TEOTONIO VILELA

 

RESUMO: O presente estudo investiga o ensino de língua portuguesa e o preconceito linguístico na escola Teotônio Vilela. Seu principal objetivo é analisar como a variação linguística tem sido tratada na Escola e quais ações pedagógicas a escola tem implementado para diminuir e quiçá cessar o preconceito linguístico...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

AUTORA:Dijane dos Santos Araújo

ORIENTADORProfessor Dr. Lucivaldo Silva da Costa 

 

TÍTULORIOS DE CONHECIMENTO: PRÁTICAS DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E COM PESCADORES DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA E PIÇARRA, PARÁ, BRASIL

 

RESUMOEste trabalho aborda aspectos importantes da abrangência e dinâmicas de ensino do Curso de Educação do Campo, bem como reflexões sobre a realidade de pescadores no Baixo Araguaia. O estudo está organizado em três momentos...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOROsmar Cidil Batista Valverde

ORIENTADORAProfessora Dra. Cristiane Vieira da Cunha

 

TÍTULOPIBID EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE- FAD

 

RESUMOEsse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com discentes bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Educação do Campo do curso de licenciatura plena em educação do campo, com ênfase em Matemática - UNIFESSPA. Teve como objetivo analisar as contribuições do PIBID Educação do Campo na aprendizagem docente de futuros professores/ licenciandos...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORRonilton dos Santos Silva

ORIENTADORProfessor Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção

 

TÍTULOOS SABERES MATEMÁTICOS DOS PRODUTORES DE FARINHA DE MANDIOCA NO ACAMPAMENTO HELENIRA RESENDE, MARABÁ/PA

 

RESUMOEste presente trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar os saberes matemáticos presentes nas práticas de produção de farinha de mandioca. A pesquisa se deu em uma comunidade do campo, desde a preparação do solo e das manivas e de todo o processo dessa atividade até a comercialização desse produto. A pesquisa foi realizada no acampamento Helenira Resende, no município de Marabá – PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORPaulo Geovanne Vieira da Costa

ORIENTADORProfessor Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior

 

TÍTULOO PORTUGUÊS EM USO PELOS ALUNOS DE VILA DO CARMO E REGIÕES CIRCUNVIZINHAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA GRAMÁTICA FUNCIONAL

 

RESUMOEste trabalho consiste no estudo e análise do português em uso pelos alunos do campo numa perspectiva funcionalista, cujo objeto de estudo são as orações coordenadas e as subordinadas adverbiais. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Funda-mental Maria Dias Ferreira, a qual está localizada na comunidade Vila do Carmo, no municí-pio de São João do Araguaia-PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORJoão Batista Máximo da Conceição

ORIENTADORAProfessora MaTereza Maracaípe Barboza

 

TÍTULO: CONVERSAS NO ALPENDRE: CONTANDO HISTÓRIAS, REINVENTANDO A VIDA

 

RESUMO: Neste memorial relato um pouco da minha trajetória de vida. Nele consta meu sonho de estudar, como consegui conciliar estudo e trabalho na minha fase de adolescência. Trago um pouco também de como formei minha família e, na fase adulta, como consegui ingressar na Faculdade de Educação do Campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAEliane Vieira dos Santos

ORIENTADORAProfessora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar

 

TÍTULO: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EEFM ELZA MARIA CORRÊA DANTAS EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA, NO ESTADO DO PARÁ

 

RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida no município de São Domingos do Araguaia, na Escola Estadual de Ensino Médio Elza Maria Correia Dantas, é uma sistematização das pesquisas de Tempo Comunidade (TC), ocorridas no curso de Licenciatura em Educação do Campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOREnildo Bezerra de Oliveira Junior

ORIENTADORAProfessora MaGlaucia de Sousa Moreno

 

TÍTULO: ACAMPAMENTO PEDAGÓGICO DA JUVENTUDE CAMPONESA OZIEL ALVES PEREIRA: A SAGA E A MÍSTICA NA LUTA PELA TERRA NA AMAZÔNIA PARAENSE

 

RESUMO: Este trabalho busca refletir sobre o Acampamento Pedagógico da Juventude Camponesa Oziel Alves Pereira, dentro de um contexto pleno de contradições sociais, e portanto, de conflitos por terra e território. O acampamento da juventude exige compreender o protagonismo político da juventude Sem Terra e seu papel na territorialização camponesa no sudeste do Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORIvagno Silva Brito

ORIENTADORAProfessora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves

 

TÍTULO: CALENDÁRIO ESCOLAR E TEMPORALIDADES DE AGRICULTORES FAMILIARES NO PA GLEBA JACARÉ - NOVA IPIXUNA - PA

 

RESUMO: O estudo objetiva refletir sobre o calendário escolar e as temporalidades dos agricultores familiares no Assentamento Gleba Jacaré, Nova Ipixuna – PA. A pesquisa foi orientada metodologicamente pela abordagem qualitativa e privilegiou-se técnicas como observação, aplicação de questionário, entrevistas. Envolveu diretamente estudantes do 9º ano, pais, professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio do Praialta, além de moradores antigos da localidade...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAMara Dianne de Oliveira

ORIENTADORAProfessora MaMaria Célia Vieira da Silva

 

TÍTULO: O USO DE LETRAS NA MATEMÁTICA: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DO CAMPO

 

RESUMO: Este trabalho foi realizado a parte do Estágio Regência e Pesquisa de Campo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joel Pereira Cunha, situada no Projeto de Assentamento Sabino São Pedro próxima á Vila Geladinho zona rural do município de Marabá/Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAQuésia dos Santos Araújo Anchieta

ORIENTADORProfessor Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior

 

TÍTULO: A PESCA ARTESANAL NA VILA GELADINHO: EXPERIÊNCIAS SOCIOCULTURAIS E NARRATIVAS DE MEMÓRIA

 

RESUMO: O presente trabalho se propõe a discutir as relações socioculturais e as narrativas de memória em torno da pesca artesanal realizada na Vila Geladinho. E trata dessas experiências constituídas mediante o processo de formação e trajetória, bem como, das práticas e em continuidade no presente. A análise busca compreender as relações socioculturais da pesca na relação com o território e os recursos naturais, no espaço da comunidade e seu contexto no sudeste paraense...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAVanda do Rosário Oliveira

ORIENTADORAProfessora MaRita de Cássia Pereira da Costa

 

TÍTULO: A LITERATURA COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MARIA RITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

 

RESUMO: Este trabalho é fruto de uma pesquisa-ação sobre o ensino de literatura no ensino fundamental. A pesquisa-ação constituiu a metodologia porque a reflexão foi constituída a partir das ações desenvolvidas ao longo do Projeto de Iniciação à Docência para a Diversidade – PIBID Diversidade. A escolha do tema e do problema do ensino de literatura na formação dos estudantes foi delimitado pelo trabalho realizado em turmas do ensino fundamental II na E.M.E.F Maria Rita, da rede municipal de São João do Araguaia no estado do Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORADaniele Lima Santana

ORIENTADORAProfessora Dra. Maura Pereira dos Anjos

 

TÍTULO: CONSTRUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NA COMUNIDADE VILA PAJÉ, SUDESTE PARAENSE

 

RESUMO: O trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o processo de discussão e elaboração de matriz curricular de matemática de escolas do campo. O estudo foi realizado em uma escola denominada Paraíso da Infância, localizada na comunidade Vila Pajé, município de Jacundá-PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORJoelson de Sousa Pereira

ORIENTADORProfessor Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção

 

TÍTULO: NARRATIVAS CAMPONESAS: HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS QUE MARCAM O PROJETO DE ASSENTAMENTO ALEGRIA, MARABÁ-PA

 

RESUMO: O Trabalho Narrativas Camponesas: Histórias e Trajetória que marcam o Projeto de Assentamento Alegria, Marabá-PA tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do Assentamento Alegria, situado no sudeste do Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Deusina Laurinda de Almeida

ORIENTADORAProfessora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves

Fim do conteúdo da página