Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Artigos > Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2023
Início do conteúdo da página

Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2023

TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO: PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA RAIMUNDO GOMES, NO DISTRITO DE BREJO DO MEIO EM MARABÁ-PA

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo observar os desafios no ensino de literatura na desenvolvimento do letramento literário na turma do 8o ano B do ensino fundamental, na escola da rede municipal Raimundo Gomes em Brejo do Meio...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Marcia Lima Guedes Barroso

ORIENTADORA: Professora Dra. Bonfim Queiroz Lima

 

TÍTULO: HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE UMA AGRICULTORA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA PRAIALTA-PIRANHEIRA NO MUNICÍPIO DE NOVA IPIXUNA, SUDESTE PARAENSE

RESUMO: O objetivo central será a narrativa da história de vida e luta pela educação, com destaque para acontecimentos, experiências e vivências em diferentes tempos e espaços importantes na trajetória de formação ética, humana, social e acadêmica...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Maria Nilza Oliveira Lopes

ORIENTADOR: Professor Dr. Haroldo de Souza

 

TÍTULO: OS DESAFIOS DO ENSINO MULTISSERIADO NA ESCOLA EDIMAR PEREIRA DA SILVA

RESUMO: O artigo traz uma reflexão sobre salas de aula multisseriadas. O objetivo deste trabalho foi analisar os desafios enfrentados por alunos e professores no processo de ensino/aprendizagem multisseriado na Escola Edimar Pereira da Silva, localizada na Vila Nazaré, no Projeto de Assentamento PA/Morajuba município de Marabá-PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Dayane Nascimento da Silva

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Neuza da Silva Oliveira

 

TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O NOVO ENSINO MÉDIO NA VILA SORORÓ: OS DESAFIOS DO ENSINO DE LITERATURA

RESUMO: O presente trabalho procura abordar como está acontecendo o letramento literário no novo ensino médio. A metodologia se deu a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa participante por meio de estágios de observação e pesquisa ação em estágio de regência, realizados na Escola Acy Barros de Jesus Anexo II, localizada na Vila Sororó, no município de Marabá...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Simone Ferreira Sena

ORIENTADORA: Professora Dra. Bonfim Queiroz Lima

 

TÍTULO: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

RESUMO: A literatura afro-brasileira é descrita como um conceito ainda em construção, apresenta as experiências dos afrodescendentes em contato com o racismo enraizado no meio social brasileiro. Este trabalho tem como objetivo a reflexão sobre a importância da inserção da literatura afro-brasileira em espaços formativos como a sala de aula e as rodas de leitura no contexto escolar, sobretudo, do campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Leandro Rodrigues de Sousa

ORIENTADORA: Professora Ma. Larissa da Silva Sousa

 

TÍTULO: USO PEDAGÓGICO E CONHECIMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS NA CASA FAMILIAR RURAL DOROTHY STANG, ANAPÚ, PARÁ, BRASIL

RESUMO: O objetivo do estudo consistiu em analisar o uso pedagógico de plantas medicinais na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, localizada em Anapu-Pará. Especificamente, visou: conhecer a proposta de Educação do Campo colocada em prática pela Casa Familiar Rural Dorothy Stang...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

 

AUTOR: Geovane Bezerra de Sousa

ORIENTADORA: Professora Dra. Laila Mayara Drebes

 

TÍTULOO ENSINO MULTISSERIADO: POSSIBILIDADE DE ACESSO A EDUCAÇÃO NO E DO CAMPO

RESUMO: O trabalho versa sobre o Ensino Multisseriado: possibilidade de acesso à Educação no e do Campo. O estudo tem como objetivo analisar a importância da escola, na qual os filhos dos agricultores/as possam ter acesso a educação no e do campo. O estudo foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Vitória Assentamento Alegria...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Deuziene Laurindo de Almeida

ORIENTADORA: Professora Dra.Maura Pereira dos Anjos

 

TÍTULO: O ESTATUTO DA LÍNGUA PORTUGUESA ENTRE OS AWAETÉ- PARAKANÃ DA ALDEIA PARANO’A, TERRA INDÍGENA PARAKANÃ

RESUMO: Neste trabalho reflete-se sobre o estatuto da Língua Portuguesa na aldeia Parano’a, Terra Indígena (T.I.) Parakanã, no sudeste do Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORARaquel Araújo Souza

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar

 

TÍTULO: LEI 11.645/2008 E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANDRÉ GOVERNADOR NEWTON BELLO/MA

RESUMO: Apresentam-se aqui os resultados da pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação Básica Santo André, localizada no Acampamento 16 de Abril, município de Governador Newton Bello-MA. O objetivo principal da investigação foi refletir sobre como se realiza a implementação da Lei 11.645/2008 na citada escola...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Ivila Raquel da Silva e Silva

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar

 

TÍTULO: O ENSINO REMOTO: AS DIFICULDADES DO ENSINO NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

RESUMO: O presente estudo e uma pesquisa, cujo o objetivo e refletir sobre o ensino remoto e as dificuldades no contexto da pandemia do Covi-19 em uma escola do campo. A escola Construindo Conhecimento, localizada no PA Assentamento Lourival Santana em Eldorado do Carajás...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Angelica Bernaldino Costa

ORIENTADORA: Professora Dra. Flávia Marinho Lisbôa

Fim do conteúdo da página