Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Nota de Falecimento: Companheiro Raimundo Nonato Gomes
Início do conteúdo da página

Nota de Falecimento: Companheiro Raimundo Nonato Gomes

raimundo_nonato_gomes.jpg

Na madrugada do dia 10 de janeiro, fez sua passagem o conhecido posseiro RAIMUNDO NONATO GOMES, assentado do Projeto de Assentamento Araras, município de São João do Araguaia. Seu Nonato, como era conhecido, ou simplesmente Nonato, deixa-nos aos 81 anos de idade. Nascido no Maranhão, era cidadão tranquilo e leve, falava manso. Posseiro ativo, da luta pela terra, articulou junto com outros companheiros a aliança entre posseiros do Mãe Maria e Indígenas/Povo Gavião, nos anos de 1980, para que camponeses e indígenas tivessem seus direitos à terra e território assegurados. Assumiu a maior Delegacia Sindical do STTR de São João do Araguaia: o Araras, e foi diretor da Caixa Agrícola do Assentamento. Acolheu centenas de Sem Terras em seu lote, isso, numa noite de Natal no início dos anos de 1990, dando-lhes abrigo e apoio ao ocuparem a Fazenda Pastorisa, área que depois virou o Assentamento 1º de Março.

 

Pandeirista, animou muitas festas e momentos alegres de seus companheiros de luta, depois das exaustivas discussões em reuniões e assembleias da categoria. Incansável sindicalista, defensor inconfundível da terra para quem nela vive e trabalha. Apesar do pouco estudo, compreendeu muito bem a sociedade de classe e a importância da luta organizada para conquistar direitos. Sonhava com uma sociedade justa, por isso, juntou-se aos indígenas e aos Sem Terras, solidário às suas lutas.

 

Siga em paz companheiro, sua memória e seu legado vão continuar nos inspirando. Somos gratos por sua incisiva passagem militante, solidária, companheira e afetuosa nessa fronteira, nesse nosso mundo tão desigual, tão violento. Somos orgulhosos de sua companhia. Mesmo diante dos maiores desafios que a vida lhe impôs, como a desigualdade, os conflitos e o assassinatos de seus companheiros, sua simpatia, seu sorriso e sua ternura nunca foram abaladas.

 

Somos gratos pelas ricas aulas dadas nesta Universidade, (UFPA/Unifesspa), por diversas vezes, e na Faculdade de Educação do Campo, dada sob a luz do luar, na nossa última viagem de Campo em 2019, na beira do Rio Araguaia, em São João do Araguaia-PA.

 

Para os nossos mortos nenhum minuto de silêncio, mas uma vida inteira de lutas.

 

 

Marabá, 11 de janeiro de 2022

Faculdade de Educação do Campo

registrado em:
Fim do conteúdo da página