Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2023
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO: PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA RAIMUNDO GOMES, NO DISTRITO DE BREJO DO MEIO EM MARABÁ-PA RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo observar os desafios no ensino de literatura na desenvolvimento do letramento literário na turma do 8o ano B do ensino fundamental, na escola da rede municipal Raimundo Gomes em Brejo do Meio... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Marcia Lima Guedes Barroso ORIENTADORA: Professora Dra. Bonfim Queiroz Lima |
TÍTULO: HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE UMA AGRICULTORA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA PRAIALTA-PIRANHEIRA NO MUNICÍPIO DE NOVA IPIXUNA, SUDESTE PARAENSE RESUMO: O objetivo central será a narrativa da história de vida e luta pela educação, com destaque para acontecimentos, experiências e vivências em diferentes tempos e espaços importantes na trajetória de formação ética, humana, social e acadêmica... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Maria Nilza Oliveira Lopes ORIENTADOR: Professor Dr. Haroldo de Souza |
TÍTULO: OS DESAFIOS DO ENSINO MULTISSERIADO NA ESCOLA EDIMAR PEREIRA DA SILVA RESUMO: O artigo traz uma reflexão sobre salas de aula multisseriadas. O objetivo deste trabalho foi analisar os desafios enfrentados por alunos e professores no processo de ensino/aprendizagem multisseriado na Escola Edimar Pereira da Silva, localizada na Vila Nazaré, no Projeto de Assentamento PA/Morajuba município de Marabá-PA... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Dayane Nascimento da Silva ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Neuza da Silva Oliveira |
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O NOVO ENSINO MÉDIO NA VILA SORORÓ: OS DESAFIOS DO ENSINO DE LITERATURA RESUMO: O presente trabalho procura abordar como está acontecendo o letramento literário no novo ensino médio. A metodologia se deu a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa participante por meio de estágios de observação e pesquisa ação em estágio de regência, realizados na Escola Acy Barros de Jesus Anexo II, localizada na Vila Sororó, no município de Marabá... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Simone Ferreira Sena ORIENTADORA: Professora Dra. Bonfim Queiroz Lima |
TÍTULO: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA RESUMO: A literatura afro-brasileira é descrita como um conceito ainda em construção, apresenta as experiências dos afrodescendentes em contato com o racismo enraizado no meio social brasileiro. Este trabalho tem como objetivo a reflexão sobre a importância da inserção da literatura afro-brasileira em espaços formativos como a sala de aula e as rodas de leitura no contexto escolar, sobretudo, do campo... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Leandro Rodrigues de Sousa ORIENTADORA: Professora Ma. Larissa da Silva Sousa |
TÍTULO: USO PEDAGÓGICO E CONHECIMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS NA CASA FAMILIAR RURAL DOROTHY STANG, ANAPÚ, PARÁ, BRASIL RESUMO: O objetivo do estudo consistiu em analisar o uso pedagógico de plantas medicinais na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, localizada em Anapu-Pará. Especificamente, visou: conhecer a proposta de Educação do Campo colocada em prática pela Casa Familiar Rural Dorothy Stang... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Geovane Bezerra de Sousa ORIENTADORA: Professora Dra. Laila Mayara Drebes |
TÍTULO: O ENSINO MULTISSERIADO: POSSIBILIDADE DE ACESSO A EDUCAÇÃO NO E DO CAMPO RESUMO: O trabalho versa sobre o Ensino Multisseriado: possibilidade de acesso à Educação no e do Campo. O estudo tem como objetivo analisar a importância da escola, na qual os filhos dos agricultores/as possam ter acesso a educação no e do campo. O estudo foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Vitória Assentamento Alegria... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Deuziene Laurindo de Almeida ORIENTADORA: Professora Dra.Maura Pereira dos Anjos |
Redes Sociais