Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2015
TÍTULO: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAR PARA CRESCER, ASSENTAMENTO 1º DE MARÇO, SÃO JOÃO DO ARAGUAIA – PA
RESUMO: Esse trabalho tratou da temática: o ensino de ciências naturais na Escola Educar Para Crescer. O objetivo era compreender como era realizado o ensino de ciências, tendo como inquietação a necessidade de construção de uma proposta pedagógica que tenha como base as problemáticas na educação ofertada no campo... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Elismárea Ribeiro da Silva ORIENTADORA: Professora Ma. Maura Pereira dos Anjos |
TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR DISCENTE NA COMUNIDADE DO GELADINHO
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância e dificuldades do educador matemático no campo, e a perspectiva do próprio educando em relação à matemática e as práticas desenvolvidas por professores em salas de aula nas escolas Joel Pereira Cunha e Walquise Viana da Silveira na comunidade de São Felix, município de Marabá... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Lourenberg Cordovil da Silva ORIENTADORA: Professora Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves |
TÍTULO: AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS TURMAS DO 6º ANO NA ESCOLA JOSÉ INOCENTE JÚNIOR – VILA CRUZEIRO DO SUL – ITUPIRANGA – PARÁ
RESUMO: O presente estudo trata de reflexões no que se refere ao processo de construção do conhecimento, tendo como objeto de pesquisa as metodologias utilizadas pelos professores de Ciências Naturais, num contexto social de uma escola no campo. A pesquisa foi desenvolvida na Escola José Inocente Júnior localizada na Vila Cruzeiro do Sul, no município de Itupiranga no Pará... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Nevilson Ferreira de Oliveira Filho ORIENTADORA: Professora Ma. Maura Pereira dos Anjos |
TÍTULO: FORMADOR DE MATEMÁTICA DO PROJETO DE ASSENTAMENTO LIBERDADE: PERCURSO DE FORMAÇÃO INICIAL
RESUMO: A atual pesquisa tem como foco principal investigar como se dá o ensino aprendizagem da Matemática voltado para o campo na comunidade do PA/Liberdade, localizado as margens da Rodovia Transamazônica km 57 Marabá-Pa... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Raimundo Nonato Nascimento Barbosa ORIENTADORA: Professora Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves |
TÍTULO: O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DA ESCOLA BOA VENTURA NO ASSENTAMENTO JACUNDÁ - SUDESTE DO PARÁ
RESUMO: O trabalho traz para o debate e reflexão sobre a temática da nucleação ou nucleação das escolas do campo a partir da análise da experiência da escola Boa Ventura, no Assentamento Jacundá... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Sandra Souza da Silva ORIENTADORA: Professora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves |
TÍTULO: A LUTA DOS SEM-TERRA: O CASO DO ACAMPAMENTO NOSSA SENHORA APARECIDA - MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA
RESUMO: O presente estudo trata sobre a luta dos trabalhadores sem-terra organizados em acampamentos ligados ao Sindicato de Trabalhadores/as Rurais de Marabá. A metodologia utilizada na pesquisa foi estudo de caso, tendo o Acampamento Nossa Senhora Aparecida como caso analisado... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Adriana Silva De Sousa ORIENTADOR: Professor Dr. Airton dos Reis Pereira |
TÍTULO: VALORIZANDO O LOCAL: UM ESTUDO SOBRE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E SABERES LOCAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DA ESCOLA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE DE ABAETETUBA-PARÁ
RESUMO: Este Trabalho analisa as práticas de professores do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) da escola de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no Rio Tucumanduba, município de Abaetetuba... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Marcelle Moreira Ribeiro ORIENTADOR: Professor Me. Haroldo de Souza |
TÍTULO: CONSTRUTO FORMATIVO: O CASO DE UMA DOCENTE EM FORMAÇÃO INICIAL PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO CAMPO
RESUMO: O presente trabalho de pesquisa visa dar visibilidade ao caso de uma docente em formação inicial para ensinar Matemática no campo, meu construto formativo. Preocupando-se com as questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos no desenvolvimento formativo de uma futura professora de Matemática... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Diana Gurgel Souza Dias ORIENTADORA: Professora Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves |
TÍTULO: RECURSOS NATURAIS NO ASSENTAMENTO GAMELEIRA I E SUA RELAÇÃO COM OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS TRABALHADOS NA ESCOLA JERUSALÉM
RESUMO: Este trabalho apresentará pesquisa realizada no Projeto de Assentamento Gameleira I, entre os anos de 2012 a 2014, e utilizamos de fontes documentais secundárias, entrevistas com educandos e moradores do assentamento, e a gestão escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Edinaldo Lopes da Silva ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno |
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO AMAZÔNICO: TRAJETÓRIA, LUTA E A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA NO P.A. OURO VERDE
RESUMO: Este trabalho tem como temática a observar, descrever e analisar a Educação do Campo desenvolvida aos educandos moradores do Projeto de Assentamento (P.A.) Ouro Verde na região sudeste do Pará e a possibilidade de articular uma proposta pedagógica... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Rosiane Soares Silva ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno |
TÍTULO: FORMAÇÃO DE JOVENS DO CAMPO NA ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL DE TUCURUÍ
RESUMO: Esta pesquisa foi realiza na Escola Comunitária Casa Familiar Rural (CFR) do município de Tucuruí estado do Pará. Que teve como objetivo compreender a formação dos jovens estudantes na Casa Familiar Rural de Tucuruí, em seus aspectos de importância social e de prática educacional apropriada para a realidade dos sujeitos do campo... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Sirlei Carneiro da Silva ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno |
Redes Sociais