Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Artigos > Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2015
Início do conteúdo da página

Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2015

TÍTULO: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAR PARA CRESCER, ASSENTAMENTO 1º DE MARÇO, SÃO JOÃO DO ARAGUAIA – PA

 

RESUMO: Esse trabalho tratou da temática: o ensino de ciências naturais na Escola Educar Para Crescer. O objetivo era compreender como era realizado o ensino de ciências, tendo como inquietação a necessidade de construção de uma proposta pedagógica que tenha como base as problemáticas na educação ofertada no campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Elismárea Ribeiro da Silva

ORIENTADORA: Professora Ma. Maura Pereira dos Anjos

 

TÍTULO: FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR DISCENTE NA COMUNIDADE DO GELADINHO

 

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância e dificuldades do educador matemático no campo, e a perspectiva do próprio educando em relação à matemática e as práticas desenvolvidas por professores em salas de aula nas escolas Joel Pereira Cunha e Walquise Viana da Silveira na comunidade de São Felix, município de Marabá...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Lourenberg Cordovil da Silva

ORIENTADORA: Professora Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves

 

TÍTULOAS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS TURMAS DO 6º ANO NA ESCOLA JOSÉ INOCENTE JÚNIOR – VILA CRUZEIRO DO SUL – ITUPIRANGA – PARÁ

 

RESUMO: O presente estudo trata de reflexões no que se refere ao processo de construção do conhecimento, tendo como objeto de pesquisa as metodologias utilizadas pelos professores de Ciências Naturais, num contexto social de uma escola no campo. A pesquisa foi desenvolvida na Escola José Inocente Júnior localizada na Vila Cruzeiro do Sul, no município de Itupiranga no Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORNevilson Ferreira de Oliveira Filho

ORIENTADORA: Professora Ma. Maura Pereira dos Anjos

 

TÍTULO: FORMADOR DE MATEMÁTICA DO PROJETO DE ASSENTAMENTO LIBERDADE: PERCURSO DE FORMAÇÃO INICIAL

 

RESUMO: A atual pesquisa tem como foco principal investigar como se dá o ensino aprendizagem da Matemática voltado para o campo na comunidade do PA/Liberdade, localizado as margens da Rodovia Transamazônica km 57 Marabá-Pa...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Raimundo Nonato Nascimento Barbosa

ORIENTADORA: Professora Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves

 

TÍTULO: O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DA ESCOLA BOA VENTURA NO ASSENTAMENTO JACUNDÁ - SUDESTE DO PARÁ

 

RESUMO: O trabalho traz para o debate e reflexão sobre a temática da nucleação ou nucleação das escolas do campo a partir da análise da experiência da escola Boa Ventura, no Assentamento Jacundá...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Sandra Souza da Silva

ORIENTADORA: Professora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves

 

TÍTULO: A LUTA DOS SEM-TERRA: O CASO DO ACAMPAMENTO NOSSA SENHORA APARECIDA - MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA

 

RESUMO: O presente estudo trata sobre a luta dos trabalhadores sem-terra organizados em acampamentos ligados ao Sindicato de Trabalhadores/as Rurais de Marabá. A metodologia utilizada na pesquisa foi estudo de caso, tendo o Acampamento Nossa Senhora Aparecida como caso analisado...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAAdriana Silva De Sousa

ORIENTADOR: Professor Dr. Airton dos Reis Pereira

 

TÍTULO: VALORIZANDO O LOCAL: UM ESTUDO SOBRE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E SABERES LOCAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DA ESCOLA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE DE ABAETETUBA-PARÁ

 

RESUMO: Este Trabalho analisa as práticas de professores do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) da escola de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no Rio Tucumanduba, município de Abaetetuba...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Marcelle Moreira Ribeiro

ORIENTADOR: Professor Me. Haroldo de Souza

 

TÍTULOCONSTRUTO FORMATIVO: O CASO DE UMA DOCENTE EM FORMAÇÃO INICIAL PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO CAMPO

 

RESUMO: O presente trabalho de pesquisa visa dar visibilidade ao caso de uma docente em formação inicial para ensinar Matemática no campo, meu construto formativo. Preocupando-se com as questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos no desenvolvimento formativo de uma futura professora de Matemática...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Diana Gurgel Souza Dias

ORIENTADORA: Professora Dra. Kátia Liége Nunes Gonçalves

 

TÍTULO: RECURSOS NATURAIS NO ASSENTAMENTO GAMELEIRA I E SUA RELAÇÃO COM OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS TRABALHADOS NA ESCOLA JERUSALÉM

 

RESUMO: Este trabalho apresentará pesquisa realizada no Projeto de Assentamento Gameleira I, entre os anos de 2012 a 2014, e utilizamos de fontes documentais secundárias, entrevistas com educandos e moradores do assentamento, e a gestão escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Edinaldo Lopes da Silva

ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno

 

TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO AMAZÔNICO: TRAJETÓRIA, LUTA E A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA NO P.A. OURO VERDE

 

RESUMO: Este trabalho tem como temática a observar, descrever e analisar a Educação do Campo desenvolvida aos educandos moradores do Projeto de Assentamento (P.A.) Ouro Verde na região sudeste do Pará e a possibilidade de articular uma proposta pedagógica...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Rosiane Soares Silva

ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno

 

TÍTULO: FORMAÇÃO DE JOVENS DO CAMPO NA ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL DE TUCURUÍ

 

RESUMO: Esta pesquisa foi realiza na Escola Comunitária Casa Familiar Rural (CFR) do município de Tucuruí estado do Pará. Que teve como objetivo compreender a formação dos jovens estudantes na Casa Familiar Rural de Tucuruí, em seus aspectos de importância social e de prática educacional apropriada para a realidade dos sujeitos do campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Sirlei Carneiro da Silva

ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno

Fim do conteúdo da página