Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2020
TÍTULO: PRÁTICAS SOCIAIS: AÇÃO COLETIVA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO E RECIPROCIDADE NO PROJETO DE ASSENTMENTO LUÍS CARLOS PRESTES, IRITUIA – PARÁ
RESUMO: Este trabalho refere-se às manifestações de práticas sociais coletivas e reciprocidade presentes nas relações de trabalho e produção vivenciadas pelas famílias assentadas no Projeto de Assentamento (PA) Luís Carlos Prestes. O PA pesquisado está localizado no Município de Irituia, região Nordeste do Pará. O propósito deste trabalho é analisar as distintas formas de trabalho que destas relações resultam... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Ezequias Nazareno de Lima ORIENTADORA: Professora Ma. Rita de Cássia Pereira da Costa |
TÍTULO: MEMÓRIA DO PROJETO DE ASSENTAMENTO LIBERDADE NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: A HISTÓRIA DE UM POVO CAMPESINO RESUMO: Pretendendo apresentar minha trajetória nos contextos sociais/comunitário, familiar, estudantil e profissional, para isto, o mesmo está desenvolvido em fases: a primeira faz um relato de forma geral sobre o PA Liberdade com ênfase nos relatos dos entrevistados. O PA Liberdade está localizado no município de Marabá distante da sede 75 km... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Aldenir Rodrigues dos Santos ORIENTADOR: Professor Dr. Lucivaldo Silva da Costa |
TÍTULO: SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME) NA ESCOLA ANTÔNIO VIEIRA DE CARVALHO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO MÉDIO DA COMUNIDADE BELO MONTE
RESUMO: O trabalho tem como tema: “Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na Escola Antônio Vieira de Carvalho: Um olhar sobre o ensino médio da comunidade Belo Monte” tendo como problemática de pesquisa o acesso ao ensino médio pelos jovens da comunidade Belo Monte e as implicações desta modalidade de ensino para a permanência dos jovens na localidade... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Sildilene Silva Cardoso ORIENTADORAS: Professora Ma. Maria Célia Vieira da Silva e Professora Dra. Rosani de F. Fernandes |
TÍTULO: DO MÃE MARIA AO ASSENTAMENTO ARARAS: TERRITORIALIDADE POSSEIRA NO ARAGUAIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
RESUMO: O artigo objetiva refletir sobre a trajetória de constituição do Assentamento Araras, protagonizada por posseiros da Terra Indígena Mãe Maria; cujas narrativas revelam elementos fundantes da territorialidade posseira no Araguaia. Vislumbramos ainda problematizar o uso destas narrativas em processos de ensino-aprendizagem na escola da localidade, como prática de educação do campo... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Adenilson da Silva Cavalcante ORIENTADORA: Professora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves |
TÍTULO: ENTRE A HETEROGENEIDADE DA LÍNGUA E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO: PERCEPÇÕES DE DOCENTE E DISCENTES DO 9º ANO DA ESCOLA TEOTONIO VILELA
RESUMO: O presente estudo investiga o ensino de língua portuguesa e o preconceito linguístico na escola Teotônio Vilela. Seu principal objetivo é analisar como a variação linguística tem sido tratada na Escola e quais ações pedagógicas a escola tem implementado para diminuir e quiçá cessar o preconceito linguístico... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA:Dijane dos Santos Araújo ORIENTADOR: Professor Dr. Lucivaldo Silva da Costa |
TÍTULO: RIOS DE CONHECIMENTO: PRÁTICAS DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO E COM PESCADORES DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA E PIÇARRA, PARÁ, BRASIL
RESUMO: Este trabalho aborda aspectos importantes da abrangência e dinâmicas de ensino do Curso de Educação do Campo, bem como reflexões sobre a realidade de pescadores no Baixo Araguaia. O estudo está organizado em três momentos... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Osmar Cidil Batista Valverde ORIENTADORA: Professora Dra. Cristiane Vieira da Cunha |
TÍTULO: PIBID EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE- FAD
RESUMO: Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com discentes bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto Educação do Campo do curso de licenciatura plena em educação do campo, com ênfase em Matemática - UNIFESSPA. Teve como objetivo analisar as contribuições do PIBID Educação do Campo na aprendizagem docente de futuros professores/ licenciandos... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Ronilton dos Santos Silva ORIENTADOR: Professor Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção |
TÍTULO: OS SABERES MATEMÁTICOS DOS PRODUTORES DE FARINHA DE MANDIOCA NO ACAMPAMENTO HELENIRA RESENDE, MARABÁ/PA
RESUMO: Este presente trabalho de pesquisa teve como objetivo identificar os saberes matemáticos presentes nas práticas de produção de farinha de mandioca. A pesquisa se deu em uma comunidade do campo, desde a preparação do solo e das manivas e de todo o processo dessa atividade até a comercialização desse produto. A pesquisa foi realizada no acampamento Helenira Resende, no município de Marabá – PA... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Paulo Geovanne Vieira da Costa ORIENTADOR: Professor Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior |
TÍTULO: O PORTUGUÊS EM USO PELOS ALUNOS DE VILA DO CARMO E REGIÕES CIRCUNVIZINHAS: UMA ANÁLISE À LUZ DA GRAMÁTICA FUNCIONAL
RESUMO: Este trabalho consiste no estudo e análise do português em uso pelos alunos do campo numa perspectiva funcionalista, cujo objeto de estudo são as orações coordenadas e as subordinadas adverbiais. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Funda-mental Maria Dias Ferreira, a qual está localizada na comunidade Vila do Carmo, no municí-pio de São João do Araguaia-PA... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: João Batista Máximo da Conceição ORIENTADORA: Professora Ma. Tereza Maracaípe Barboza |
TÍTULO: CONVERSAS NO ALPENDRE: CONTANDO HISTÓRIAS, REINVENTANDO A VIDA
RESUMO: Neste memorial relato um pouco da minha trajetória de vida. Nele consta meu sonho de estudar, como consegui conciliar estudo e trabalho na minha fase de adolescência. Trago um pouco também de como formei minha família e, na fase adulta, como consegui ingressar na Faculdade de Educação do Campo... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Eliane Vieira dos Santos ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar |
TÍTULO: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA NA EEFM ELZA MARIA CORRÊA DANTAS EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA, NO ESTADO DO PARÁ
RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida no município de São Domingos do Araguaia, na Escola Estadual de Ensino Médio Elza Maria Correia Dantas, é uma sistematização das pesquisas de Tempo Comunidade (TC), ocorridas no curso de Licenciatura em Educação do Campo... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Enildo Bezerra de Oliveira Junior ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno |
TÍTULO: ACAMPAMENTO PEDAGÓGICO DA JUVENTUDE CAMPONESA OZIEL ALVES PEREIRA: A SAGA E A MÍSTICA NA LUTA PELA TERRA NA AMAZÔNIA PARAENSE
RESUMO: Este trabalho busca refletir sobre o Acampamento Pedagógico da Juventude Camponesa Oziel Alves Pereira, dentro de um contexto pleno de contradições sociais, e portanto, de conflitos por terra e território. O acampamento da juventude exige compreender o protagonismo político da juventude Sem Terra e seu papel na territorialização camponesa no sudeste do Pará... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Ivagno Silva Brito ORIENTADORA: Professora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves |
TÍTULO: CALENDÁRIO ESCOLAR E TEMPORALIDADES DE AGRICULTORES FAMILIARES NO PA GLEBA JACARÉ - NOVA IPIXUNA - PA
RESUMO: O estudo objetiva refletir sobre o calendário escolar e as temporalidades dos agricultores familiares no Assentamento Gleba Jacaré, Nova Ipixuna – PA. A pesquisa foi orientada metodologicamente pela abordagem qualitativa e privilegiou-se técnicas como observação, aplicação de questionário, entrevistas. Envolveu diretamente estudantes do 9º ano, pais, professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio do Praialta, além de moradores antigos da localidade... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Mara Dianne de Oliveira ORIENTADORA: Professora Ma. Maria Célia Vieira da Silva |
TÍTULO: O USO DE LETRAS NA MATEMÁTICA: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
RESUMO: Este trabalho foi realizado a parte do Estágio Regência e Pesquisa de Campo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joel Pereira Cunha, situada no Projeto de Assentamento Sabino São Pedro próxima á Vila Geladinho zona rural do município de Marabá/Pará... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Quésia dos Santos Araújo Anchieta ORIENTADOR: Professor Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior |
TÍTULO: A PESCA ARTESANAL NA VILA GELADINHO: EXPERIÊNCIAS SOCIOCULTURAIS E NARRATIVAS DE MEMÓRIA
RESUMO: O presente trabalho se propõe a discutir as relações socioculturais e as narrativas de memória em torno da pesca artesanal realizada na Vila Geladinho. E trata dessas experiências constituídas mediante o processo de formação e trajetória, bem como, das práticas e em continuidade no presente. A análise busca compreender as relações socioculturais da pesca na relação com o território e os recursos naturais, no espaço da comunidade e seu contexto no sudeste paraense... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Vanda do Rosário Oliveira ORIENTADORA: Professora Ma. Rita de Cássia Pereira da Costa |
TÍTULO: A LITERATURA COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MARIA RITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
RESUMO: Este trabalho é fruto de uma pesquisa-ação sobre o ensino de literatura no ensino fundamental. A pesquisa-ação constituiu a metodologia porque a reflexão foi constituída a partir das ações desenvolvidas ao longo do Projeto de Iniciação à Docência para a Diversidade – PIBID Diversidade. A escolha do tema e do problema do ensino de literatura na formação dos estudantes foi delimitado pelo trabalho realizado em turmas do ensino fundamental II na E.M.E.F Maria Rita, da rede municipal de São João do Araguaia no estado do Pará... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Daniele Lima Santana ORIENTADORA: Professora Dra. Maura Pereira dos Anjos |
TÍTULO: CONSTRUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO NA COMUNIDADE VILA PAJÉ, SUDESTE PARAENSE
RESUMO: O trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre o processo de discussão e elaboração de matriz curricular de matemática de escolas do campo. O estudo foi realizado em uma escola denominada Paraíso da Infância, localizada na comunidade Vila Pajé, município de Jacundá-PA... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Joelson de Sousa Pereira ORIENTADOR: Professor Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção |
TÍTULO: NARRATIVAS CAMPONESAS: HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS QUE MARCAM O PROJETO DE ASSENTAMENTO ALEGRIA, MARABÁ-PA
RESUMO: O Trabalho Narrativas Camponesas: Histórias e Trajetória que marcam o Projeto de Assentamento Alegria, Marabá-PA tem como objetivo refletir sobre o processo de constituição do Assentamento Alegria, situado no sudeste do Pará... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Deusina Laurinda de Almeida ORIENTADORA: Professora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves |
Redes Sociais