Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2016
TÍTULO: PELAS ONDAS DA RÁDIO COMUNITÁRIA RURAL DE VILA SANTA FÉ: ENTRELAÇANDO SABERES COM A E.M.E.F PROFª. MARIA DAS NEVES E SILVA
RESUMO: O entrelace visa levar à escola Maria das Neves e Silva à comunidade de Vila Santa Fé e região as ondas da rádio Comunitária Rural FM de Vila Santa Fé, considerando a importância da Rádio como instrumento pedagógico... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Tânia Regina dos Santos Lopes ORIENTADOR: Professor Dr. Hiran de Moura Possas |
TÍTULO: A MORALIDADE ECONÔMICA COMO ÉTICA CAMPONESA: A CAMPESINIDADE COMO EXPERIÊNCIA E PROJETO NA PERSPECTIVA DE DUAS FAMILIAS DO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA
RESUMO: Este trabalho propõe tratar da noção de campesinidade como experiência e projeto a partir do conceito de economia moral, no estudo de duas famílias do Assentamento 26 de Março Marabá-PA... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Idelmar Silva dos Santos ORIENTADORA: Professora Drª. Idelma Santiago da Silva |
TÍTULO: PESQUISA – INTERDISCIPLINARIDADE – ÁREA DE CONHECIMENTO:O PROJETO DE FORMAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIFESSPA
RESUMO: O presente trabalho apresentou a formação docente como temática investigada, com o objetivo de compreender a tríade: pesquisa – interdisciplinaridade – área do conhecimento na formação docente, a partir do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Ronivaldo da Silva Dias ORIENTADORA: Professora Ma. Maura Pereira dos Anjos |
TÍTULO: ENSINO MÉDIO MODULAR E SEUS REFLEXOS NA PERMANÊNCIA DA JUVENTUDE NO CAMPO: O CASO DO BREJO DO MEIO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA
RESUMO: Este Trabalho apresenta dados, análises e debates sobre a polêmica questão se o Sistema de Organização Modular de Ensino contribui para a permanência ou saída da juventude do campo, a partir do caso dos estudantes do Brejo do Meio em Marabá-PA... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Jane da Silva França ORIENTADORA: Professora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves |
TÍTULO:CONTEXTO E PRÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA DO CAMPO SÃO BENEDITO
RESUMO: O presente trabalho vem refletir sobre o contexto e as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de ciências do 6º ano do ensino fundamental maior, além de analisar o projeto didático pedagógico “O Lixo no meio ambiente”, realizado durante o estágio de docência na escola do campo São Benedito, P.A Paulo Fonteles, localizada na Vila São Benedito, município de São Domingos do Araguaia... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Ana Créia da Conceição Guimarães ORIENTADOR: Professor Me. Haroldo de Souza |
TÍTULO: PROJETO DE ASSENTAMENTO JACARÉ: HISTÓRICOS E DINÂMICAS SOCIAIS
RESUMO: O objetivo deste trabalho é tratar da trajetória e constituição do Projeto de Assentamento Jacaré, no município de Nova Ipixuna, Sudeste do Pará. Seja, com um olhar para as mobilizações em torno da luta pela posse da terra e, a fim de conhecer as dinâmicas sociais e culturais estabelecidas ao longo dos anos na comunidade... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Francisco de Oliveira Araújo ORIENTADORA: Professora Ma. Rita de Cássia Pereira Costa |
TÍTULO: JUVENTUDE CAMPONESA: QUE PROJETOS DE FUTURO?
RESUMO: O presente trabalho, intitulado Juventude Camponesa: Que projetos de futuro? Objetiva compreender os projetos de vida da juventude na Agrovila Nova Conquista, e problematizar se esses se relacionam com a continuidade ou não da vida no campo. A agrovila está localizada no município de Açailândia, estado do Maranhão... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Cristiane de Oliveira Pinto ORIENTADORA: Professora Ma. Maura Pereira dos Anjos |
TÍTULO: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO TRADICIONAL SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS
RESUMO: A evolução do conhecimento científico ao longo dos séculos, além de aspectos tecnológicos e inovadores, provocou o que podemos chamar de “metamorfose cultural” em diversos espaços. Por meio de sua atuação e da ideologia predominante da “ciência como única e/ou principal fonte de verdade” nos deparamos com a perda ou estagnação de conhecimentos construídos historicamente, tais como o conhecimento tradicional sobre as Plantas Medicinais... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Gabriela da Silva ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno |
TÍTULO: HORTA NA ESCOLA: SABERES TRADICIONAIS E SEUS USOS NO COTIDIANO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS NEVES SILVA EM MARABÁ – PA
RESUMO: Este trabalho abordou a importância horta na escola discutindo saberes tradicionais e seus usos no cotidiano escolar no ensino de ciências para a inserção de práticas educativas no currículo escolar por entender que a educação é reconhecida como o meio capaz de formar indivíduos aptos a escolhas mais adequadas... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Oseas Gomes do Nascimento ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno |
TÍTULO: “ESCOLA MARIA LÚCIA BICHARA” NA TOADA DO SENADOR
RESUMO: A ligação entre Escola-Boi-Bairro idealizou estreitar laços, no intuito de possibilitar melhores condições de ensino para as crianças do Bairro Nossa Senhora Aparecida também conhecido como “Bairro da Coca-Cola”. A pesquisa, dentre seus objetivos, procurou, em alguma medida, descrever a miopia cultural que acomete os moradores do bairro às ações culturais outras propiciando diversão e aprendizagem... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Railani Silva Oliveira ORIENTADOR: Professor Dr. Hiran de Moura Possas |
TÍTULO: USOS DE ESPÉCIES MEDICINAIS NA COMUNIDADE PONTA DE PEDRA, MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA / PA
RESUMO: Diante dessa preocupação é que resolvemos pesquisar os usos de espécies medicinais na comunidade Ponta de Pedra, município de São João do Araguaia/PA, onde realizamos a catalogação de 40 espécies medicinais e através de entrevistas gravadas e filmadas constatamos que ainda há o cultivo, manipulação e utilizaçãode plantas no tratamento de doenças na referida comunidade... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Rosiane Alves de Souza Ramos ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno |
TÍTULO: SABERES E PRÁTICAS DAS MULHERES NO PROJETO DE ASSENTAMENTO CASTANHAL ARARAS
RESUMO:Este trabalho tem como objetivo analisar os saberes que o Grupo de Mulheres do Projeto de Assentamento Castanhal Araras reconstroem, e se esses conhecimentos tradicionais são praticados no assentamento pesquisado... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Luciene de Sousa Silva Ramos ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno |
TÍTULO: HISTÓRIAS DE VIDA PELAS VOZES DE AGRICULTORAS ACAMPADAS NO TIBIRIÇÁ, MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA
RESUMO: Neste trabalho buscamos compreender as trajetórias de vida e trabalho na terra de mulheres acampadas no Tibiriçá, município de Marabá, Sudeste do Pará. Este estudo teve como objetivo abordar as narrativas de histórias de vida de agricultoras acampadas... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Maria Marlete Ferreira Gomes ORIENTADORA: Professora Dra. Idelma Santiago da Silva |
Redes Sociais