Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2021
TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE 9º ANO EM UMA ESCOLA URBANA COM ALUNOS CAMPONESES RESUMO: O presente estudo é uma reflexão sobre a produção de textos propostas no livro didático Português Linguagens do 9° ano do Ensino Fundamental, utilizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental - Pequeno Cristo, localizada no núcleo urbano na cidade de São Domingos do Araguaia-PA... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Maria de Lourdes dos Reis Neris ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar |
TÍTULO: POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO COM AS VOZES DA LUTA PELA TERRA: POÉTICAS ORAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS NA EFA DE MARABÁ - PA RESUMO: Neste artigo, reflete-se sobre a importância de trabalhar poéticas orais da luta pela terra dos moradores do PA Grande Vitória nos processos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e suas literaturas, na escola família agrícola professor Jean Hébette... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Andreia dos Santos Pereira ORIENTADOR: Professor Dr. Hiran de Moura Possas |
TÍTULO: HORTA COMO METODOLOGIA DIDÁTICA- PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAR PARA CRESCER RESUMO: Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado dapesquisa realizada na turma do 6º Ano “A”, no ano letivo 2019 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Educar Para Crescer, localizada no Assentamento 1º de Março, pertencente ao município de São João do Araguaia - Pará... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Antonio Elinelton Dos Santos Borges ORIENTADORA: Professora Dra. Joseane Carvalho Costa |
s
TÍTULO: CURRÍCULO E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) RESUMO: Esta pesquisa tem como intuito refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa em uma turma de 4º etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista as orientações nacionais curriculares constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Nacionais da Educação de Jovens e Adultos... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Bruna Moraes Almeida ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar |
TÍTULO: DESMOTIVAÇÃO ESCOLAR ENTRE ESTUDANTES NO ASSENTAMENTO 1º DE MARÇO, SÃO JOÃO DO ARAGUAIA - PA RESUMO: O presente trabalho resulta de reflexões realizadas a partir de atividades acadêmicas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que culminaram em um projeto de pesquisa-ação interdisciplinar desenvolvido durante o IV Estágio Docência, cujo objetivo foi discutir com educandos e egressos das escolas Educar Para Crescer e Tereza Cristina, do PA 1º de Março... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Cleane da Silva ORIENTADOR: Professora Me. Amintas Lopes da Silva Junior |
TÍTULO: OFERTA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE MODULAR: EXPERIÊNCIAS DA ESCOLA EDIMAR PEREIRA DA SILVA, ASSENTAMENTO MURAJUBA (MARABÁ-PA) RESUMO: A pesquisa identifica características da oferta dos anos finais do ensino fundamental no assentamento Murajuba, a partir do estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edimar Pereira da Silva... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Edileusa Rodrigues Nonato Leite ORIENTADORA: Professora Ma. Maria Celia Vieira da Silva |
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E JUVENTUDE NA COMUNIDADE DE BELO MONTE, NOVO REPARTIMENTO, PA RESUMO: O presente trabalho resulta de reflexões realizadas a partir de atividades acadêmicas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que culminaram em um projeto de pesquisa-ação interdisciplinar desenvolvido durante o IV Estágio Docência, cujo objetivo foi discutir com educandos e egressos das escolas Educar Para Crescer e Tereza Cristina, do PA 1º de Março... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Ilane da Silva Gomes ORIENTADOR: Professora Dr. Rodrigo Almeida Muniz |
TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA E EJA CAMPO ENSINO MÉDIO EM GOIANÉSIA (PA) RESUMO: Discute-se sobre Educação de Jovens e Adultos no campo tendo como foco os programas Projovem Campo Saberes da Terra e o EJA Médio campo, desenvolvidos na Vila Janari, Goianésia do Pará... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Izaiane Oliveira da Silva ORIENTADORA: Professora Ma. Maria Celia Vieira da Silva |
TÍTULO: FORMAÇÃO DO CAMPESINATO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA-PA E O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO SINDICAL RESUMO: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação do campesinato no município de São João do Araguaia, sudeste do Pará, a partir do protagonismo do sindicato dos trabalhadores/ as rurais. Tal experiência tem base num amplo movimento posseiro, que reivindica a posse da terra, iniciado ainda nos anos de 1970... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: José Roberto Dutra da Silva ORIENTADORA: Professora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves |
TÍTULO: PRECARIZAÇÃO DE ESCOLAS DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA ARCO IRIS II, ASSENTAMENTO RIO BRANCO, SUDESTE PARAENSE RESUMO: Este trabalho reflete sobre educação básica no campo, com foco na compreensão de processos de precarização tendo como empiria a Escola Arco Iris II do assentamento Rio Branco, situado entre os municípios de Marabá e Parauapebas. A pesquisa se desenvolve através do curso de Licenciatura em Educação do Campo... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Luciléia Torres de Oliveira ORIENTADOR: Professor Dr. Rodrigo de Almeida Muniz |
Redes Sociais