Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Artigos > Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2021
Início do conteúdo da página

Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2021

TÍTULOREFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE 9º ANO EM UMA ESCOLA URBANA COM ALUNOS CAMPONESES

RESUMOO presente estudo é uma reflexão sobre a produção de textos propostas no livro didático Português Linguagens do 9° ano do Ensino Fundamental, utilizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental - Pequeno Cristo, localizada no núcleo urbano na cidade de São Domingos do Araguaia-PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAMaria de Lourdes dos Reis Neris

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar

 

TÍTULOPOR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO COM AS VOZES DA LUTA PELA TERRA: POÉTICAS ORAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS NA EFA DE MARABÁ - PA

RESUMO: Neste artigo, reflete-se sobre a importância de trabalhar poéticas orais da luta pela terra dos moradores do PA Grande Vitória nos processos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e suas literaturas, na escola família agrícola professor Jean Hébette...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Andreia dos Santos Pereira

ORIENTADOR: Professor Dr. Hiran de Moura Possas

 

TÍTULO: HORTA COMO METODOLOGIA DIDÁTICA- PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAR PARA CRESCER

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado dapesquisa realizada na turma do 6º Ano “A”, no ano letivo 2019 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Educar Para Crescer, localizada no Assentamento 1º de Março, pertencente ao município de São João do Araguaia - Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAntonio Elinelton Dos Santos Borges

ORIENTADORA: Professora Dra. Joseane Carvalho Costa

s

 

TÍTULOCURRÍCULO E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

RESUMO: Esta pesquisa tem como intuito refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa em uma turma de 4º etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista as orientações nacionais curriculares constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Nacionais da Educação de Jovens e Adultos...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Bruna Moraes Almeida

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar

 

TÍTULODESMOTIVAÇÃO ESCOLAR ENTRE ESTUDANTES NO ASSENTAMENTO 1º DE MARÇO, SÃO JOÃO DO ARAGUAIA - PA

RESUMO: O presente trabalho resulta de reflexões realizadas a partir de atividades acadêmicas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que culminaram em um projeto de pesquisa-ação interdisciplinar desenvolvido durante o IV Estágio Docência, cujo objetivo foi discutir com educandos e egressos das escolas Educar Para Crescer e Tereza Cristina, do PA 1º de Março...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORACleane da Silva

ORIENTADOR: Professora Me. Amintas Lopes da Silva Junior

 

TÍTULO: OFERTA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE MODULAR: EXPERIÊNCIAS DA ESCOLA EDIMAR PEREIRA DA SILVA, ASSENTAMENTO MURAJUBA (MARABÁ-PA)

RESUMO: A pesquisa identifica características da oferta dos anos finais do ensino fundamental no assentamento Murajuba, a partir do estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edimar Pereira da Silva...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Edileusa Rodrigues Nonato Leite

ORIENTADORA: Professora Ma. Maria Celia Vieira da Silva

 

TÍTULOEDUCAÇÃO DO CAMPO E JUVENTUDE NA COMUNIDADE DE BELO MONTE, NOVO REPARTIMENTO, PA

RESUMO: O presente trabalho resulta de reflexões realizadas a partir de atividades acadêmicas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, que culminaram em um projeto de pesquisa-ação interdisciplinar desenvolvido durante o IV Estágio Docência, cujo objetivo foi discutir com educandos e egressos das escolas Educar Para Crescer e Tereza Cristina, do PA 1º de Março...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Ilane da Silva Gomes

ORIENTADOR: Professora Dr. Rodrigo Almeida Muniz

 

TÍTULO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA E EJA CAMPO ENSINO MÉDIO EM GOIANÉSIA (PA)

RESUMO: Discute-se sobre Educação de Jovens e Adultos no campo tendo como foco os programas Projovem Campo Saberes da Terra e o EJA Médio campo, desenvolvidos na Vila Janari, Goianésia do Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Izaiane Oliveira da Silva

ORIENTADORA: Professora Ma. Maria Celia Vieira da Silva

 

TÍTULOFORMAÇÃO DO CAMPESINATO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA-PA E O PAPEL DA ORGANIZAÇÃO SINDICAL

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação do campesinato no município de São João do Araguaia, sudeste do Pará, a partir do protagonismo do sindicato dos trabalhadores/ as rurais. Tal experiência tem base num amplo movimento posseiro, que reivindica a posse da terra, iniciado ainda nos anos de 1970...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORJosé Roberto Dutra da Silva

ORIENTADORA: Professora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves

 

TÍTULOPRECARIZAÇÃO DE ESCOLAS DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA ARCO IRIS II, ASSENTAMENTO RIO BRANCO, SUDESTE PARAENSE

RESUMO: Este trabalho reflete sobre educação básica no campo, com foco na compreensão de processos de precarização tendo como empiria a Escola Arco Iris II do assentamento Rio Branco, situado entre os municípios de Marabá e Parauapebas. A pesquisa se desenvolve através do curso de Licenciatura em Educação do Campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Luciléia Torres de Oliveira

ORIENTADOR: Professor Dr. Rodrigo de Almeida Muniz

Fim do conteúdo da página