Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2024
TÍTULO: TRAJETÓRIA E IMPORTÂNCIA DA E.M.E.F. CARLITO MAIA NO ACAMPAMENTO DALCÍDIO JURANDIR RESUMO: A Escola Carlito Maia e o Acampamento Dalcídio Jurandir, objeto deste trabalho, se constituem como espaço transgressor e de defesa de direitos e suas histórias se entrelaçam. O acampamento fica no município de Eldorado dos Carajás onde na antiga fazenda Maria Bonita, região palco de inúmeros conflitos por terra e onde ocorreu o massacre de 19 Sem Terras. A Escola é parte desse Acampamento, localizado na BR155... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Iracy Gomes de Sousa ORIENTADORA: Professora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves |
TÍTULO: PRÁTICA SOCIAL E PRODUÇÃO ESCRITA: UM OLHAR SOBRE O PPJ NA CASA FAMILIAR RURAL DOROTHY STANG, EM ANAPU - PA RESUMO: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca compreender a relação dos estudantes com a língua escrita na produção do PPJ na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, em Anapu - PA. O Projeto Profissional de Vida do Jovem (PPJ) é um instrumento da Pedagogia da Alternância que está profundamente relacionado com o pilar “desenvolvimento do meio”... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Ana Carla Leite Veloso ORIENTADORA: Professora Dra. Flávia Marinho Lisbôa |
TÍTULO: A EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA NA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM AGROECOLOGIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO BICO DO PAPAGAIO PADRE JOSIMO (EFA PADRE JOSIMO) RESUMO: O objetivo geral do estudo consistiu em problematizar a Educação Cooperativista na formação de técnicos em agroecologia da EFA Padre Josimo, localizada em Esperantina/TO, na região do Bico do Papagaio... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Matheus dos Santos Filho ORIENTADORA: Professora Dra. Laila Mayara Drebes |
TÍTULO: XIKRÍN KABEN NY ’Ã UJARẼI (NEOLOGISMOS EM XIKRÍN) RESUMO: Este trabalho trago para uma discussão e o entendimento de como a língua muda e como surgem novas palavras na língua de um povo indígena, isso levou a pensar sobre neologismos na língua Xikrín como ela ocorre... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Bekroiti Xikrin ORIENTADOR: Professor Dr. Lucivaldo Silva da Costa |
TÍTULO: SISTEMAS DE PRODUÇÃO FAMILIARES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA NOVA CANAÃ, JACUNDÁ-PA RESUMO: Esse trabalho de conclusão de curso (TCC) busca analisar os sistemas familiares de produção dos/as educandos/as do 7º ano da Escola Nova Canaã e a educação do campo/escola como estratégias de reprodução importantes para a Comunidade de Vila Limão. Tomando como base os subsistemas produtivos dos alunos do 7º do ensino fundamental e os conhecimentos e saberes dos alunos envolvidos nesses processos... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Gabriel Solidade Salvino ORIENTADOR: Professor Dr. Haroldo de Souza |
TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICO A PARTIR DE UMA ESCOLA DO SUDESTE PARAENSE RESUMO: Este texto aborda a alfabetização matemática na Educação do Campo, com foco específico em um estudo de caso na EMEF Juscelino Kubitschek, localizada na vila São Raimundo, no município de Bom Jesus do Tocantins, sudeste paraense... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Hugo Vinícius de Sousa Santos ORIENTADOR: Professor Dr. Werventon dos Santos Miranda COORIENTADOR: Professor Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção |
TÍTULO: O USO DE INSETOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO CAMPO RESUMO: Esse trabalho busca compreender as percepções dos professores e estudantes de escolas do campo sobre o ensino de insetos. Para tanto, tomamos como método a aplicação de questionário semi-estruturado para os/as professores/as em cinco escolas do campo e a realização de oficinas teórica e prática (com confecção de caixa entomológica) para os/as estudantes da Escola Nova Canaã no município de Jacundá-PA... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Railan Solidade Oliveira ORIENTADORA: Professora Dra. Ananza Mara Rabello |
TÍTULO: EDUCAÇÃO, TRABALHO E JUVENTUDE: PESQUISAS SOCIOEDUCACIONAIS E ESTÁGIO-DOCÊNCIA NO PROCESSO FORMATIVO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E NO ENSINO MÉDIO, NA VILA SORORÓ, MARABÁ-PARÁ RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso consiste na descrição e análise das Pesquisas Socioeducacionais Estágios-docência com a realização de observação e intervenção do processo formativo da graduação em licenciatura em Educação do Campo. As atividades realizadas durante as referidas ações tiveram como referência a Escola Estadual de Ensino Médio Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, município de Marabá/PA... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Suzana Silva Marinho Ribeiro ORIENTADORA: Professora Ma. Rita de Cássia Pereira da Costa |
TÍTULO: TRABALHO E JUVENTUDE: PERCEPÇÕES E REFLEXÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE PESQUISAS SOCIOEDUCACIONAIS E ESTÁGIOS-DOCÊNCIA REALIZADOS NA ESCOLA DR. FÁBIO LUZ E BAIXO CUXIÚ, MUNICÍPIO DE TOMÉ AÇU/PARÁ RESUMO: O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se das experiências vivenciadas através das Pesquisas Socioeducacionais VI e VII e dos Estágios Docências III e IV como ação de observação e de intervenção através de uma ação educacional realizada na escola de Ensino Médio Dr. Fábio Luz com duas turmas do 1º ano B e D e na Comunidade Baixo Cuxiú, município de Tomé-Açu/Pará... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Simara da Costa Teixeira ORIENTADORA: Professora Ma. Rita de Cássia Pereira da Costa |
TÍTULO: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA PROFª MARIA DAS NEVES E SILVA, EM VILA SANTA FÉ, MARABÁ-PA RESUMO: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga as práticas de leitura e escrita na disciplina de Língua Portuguesa nas turmas do 6º e 7º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida durante os estágios de observação e intervenção do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase em Letras e Linguagens, da UNIFESSPA, realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria das Neves e Silva, localizada na comunidade de Vila Santa Fé, em Marabá/PA... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTORA: Kelly Stefanny Alcântara Martins ORIENTADORA: Professora Ma. Tereza Maracaipe Barboza |
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO RITUAL PẼMP NA FORMAÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA DO POVO GAVIÃO DA T.I. MÃE MARIA RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância e a relação que o pẽmp, processo cultural indígena do povo Gavião, têm na formação de sujeitos indígenas , procurando compreender o processo de autonomia e resistência que se estende e caracteriza o território em um campo de ensinamentos milenar atemporal... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: David Kakoktyire Valdenilson de Souza ORIENTADORA: Professora Dra. Flávia Marinho Lisbôa |
TÍTULO: CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS MOBILIZADOS NA HORTA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DO CAMPO RESUMO: Este artigo foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso, na qual teve como objetivo refletir quais os conhecimentos geométricos mobilizados na horta escolar: experiência de ensino e aprendizagem na turma do 7o ano da escola Maria Pereira dos Santos em uma escola do campo.... Clique aqui para acessar TCC.pdf
AUTOR: Roselio Sousa Gonçalves ORIENTADOR: Professor Dr. José Sávio Bicho de Oliveira |
Redes Sociais