Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Artigos > Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2016
Início do conteúdo da página

Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2016

TÍTULOPELAS ONDAS DA RÁDIO COMUNITÁRIA RURAL DE VILA SANTA FÉ: ENTRELAÇANDO SABERES COM A E.M.E.F PROFª. MARIA DAS NEVES E SILVA

 

RESUMO: O entrelace visa levar à escola Maria das Neves e Silva à comunidade de Vila Santa Fé e região as ondas da rádio Comunitária Rural FM de Vila Santa Fé, considerando a importância da Rádio como instrumento pedagógico...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Tânia Regina dos Santos Lopes

ORIENTADOR: Professor Dr. Hiran de Moura Possas

 

TÍTULOA MORALIDADE ECONÔMICA COMO ÉTICA CAMPONESA: A CAMPESINIDADE COMO EXPERIÊNCIA E PROJETO NA PERSPECTIVA DE DUAS FAMILIAS DO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA

 

RESUMO: Este trabalho propõe tratar da noção de campesinidade como experiência e projeto a partir do conceito de economia moral, no estudo de duas famílias do Assentamento 26 de Março Marabá-PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Idelmar Silva dos Santos

ORIENTADORA: Professora Drª. Idelma Santiago da Silva

 

TÍTULO: PESQUISA – INTERDISCIPLINARIDADE – ÁREA DE CONHECIMENTO:O PROJETO DE FORMAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIFESSPA

 

RESUMO: O presente trabalho apresentou a formação docente como temática investigada, com o objetivo de compreender a tríade: pesquisa – interdisciplinaridade – área do conhecimento na formação docente, a partir do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Ronivaldo da Silva Dias

ORIENTADORAProfessora Ma. Maura Pereira dos Anjos

 

TÍTULOENSINO MÉDIO MODULAR E SEUS REFLEXOS NA PERMANÊNCIA DA JUVENTUDE NO CAMPO: O CASO DO BREJO DO MEIO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA

 

RESUMO: Este Trabalho apresenta dados, análises e debates sobre a polêmica questão se o Sistema de Organização Modular de Ensino contribui para a permanência ou saída da juventude do campo, a partir do caso dos estudantes do Brejo do Meio em Marabá-PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Jane da Silva França

ORIENTADORAProfessora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves

 

TÍTULO:CONTEXTO E PRÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA DO CAMPO SÃO BENEDITO

 

RESUMO: O presente trabalho vem refletir sobre o contexto e as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de ciências do 6º ano do ensino fundamental maior, além de analisar o projeto didático pedagógico “O Lixo no meio ambiente”, realizado durante o estágio de docência na escola do campo São Benedito, P.A Paulo Fonteles, localizada na Vila São Benedito, município de São Domingos do Araguaia...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Ana Créia da Conceição Guimarães

ORIENTADOR: Professor Me. Haroldo de Souza

 

TÍTULO: PROJETO DE ASSENTAMENTO JACARÉ: HISTÓRICOS E DINÂMICAS SOCIAIS

 

RESUMO: O objetivo deste trabalho é tratar da trajetória e constituição do Projeto de Assentamento Jacaré, no município de Nova Ipixuna, Sudeste do Pará. Seja, com um olhar para as mobilizações em torno da luta pela posse da terra e, a fim de conhecer as dinâmicas sociais e culturais estabelecidas ao longo dos anos na comunidade...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Francisco de Oliveira Araújo

ORIENTADORAProfessora Ma. Rita de Cássia Pereira Costa

 

TÍTULO: JUVENTUDE CAMPONESA: QUE PROJETOS DE FUTURO?

 

RESUMO: O presente trabalho, intitulado Juventude Camponesa: Que projetos de futuro? Objetiva compreender os projetos de vida da juventude na Agrovila Nova Conquista, e problematizar se esses se relacionam com a continuidade ou não da vida no campo. A agrovila está localizada no município de Açailândia, estado do Maranhão...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Cristiane de Oliveira Pinto

ORIENTADORAProfessora Ma. Maura Pereira dos Anjos

 

TÍTULO: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO TRADICIONAL SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS

 

RESUMO: A evolução do conhecimento científico ao longo dos séculos, além de aspectos tecnológicos e inovadores, provocou o que podemos chamar de “metamorfose cultural” em diversos espaços. Por meio de sua atuação e da ideologia predominante da “ciência como única e/ou principal fonte de verdade” nos deparamos com a perda ou estagnação de conhecimentos construídos historicamente, tais como o conhecimento tradicional sobre as Plantas Medicinais...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAGabriela da Silva

ORIENTADORAProfessora Ma. Glaucia de Sousa Moreno

 

TÍTULO: HORTA NA ESCOLA: SABERES TRADICIONAIS E SEUS USOS NO COTIDIANO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS NEVES SILVA EM MARABÁ – PA

 

RESUMO: Este trabalho abordou a importância horta na escola discutindo saberes tradicionais e seus usos no cotidiano escolar no ensino de ciências para a inserção de práticas educativas no currículo escolar por entender que a educação é reconhecida como o meio capaz de formar indivíduos aptos a escolhas mais adequadas...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Oseas Gomes do Nascimento

ORIENTADORAProfessora Ma. Glaucia de Sousa Moreno

 

TÍTULO: “ESCOLA MARIA LÚCIA BICHARA” NA TOADA DO SENADOR

 

RESUMO: A ligação entre Escola-Boi-Bairro idealizou estreitar laços, no intuito de possibilitar melhores condições de ensino para as crianças do Bairro Nossa Senhora Aparecida também conhecido como “Bairro da Coca-Cola”. A pesquisa, dentre seus objetivos, procurou, em alguma medida, descrever a miopia cultural que acomete os moradores do bairro às ações culturais outras propiciando diversão e aprendizagem...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Railani Silva Oliveira

ORIENTADORProfessor Dr. Hiran de Moura Possas

 

TÍTULO: USOS DE ESPÉCIES MEDICINAIS NA COMUNIDADE PONTA DE PEDRA, MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA / PA

 

RESUMO: Diante dessa preocupação é que resolvemos pesquisar os usos de espécies medicinais na comunidade Ponta de Pedra, município de São João do Araguaia/PA, onde realizamos a catalogação de 40 espécies medicinais e através de entrevistas gravadas e filmadas constatamos que ainda há o cultivo, manipulação e utilizaçãode plantas no tratamento de doenças na referida comunidade...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Rosiane Alves de Souza Ramos

ORIENTADORAProfessora Ma. Glaucia de Sousa Moreno

 

TÍTULO: SABERES E PRÁTICAS DAS MULHERES NO PROJETO DE ASSENTAMENTO CASTANHAL ARARAS

 

RESUMO:Este trabalho tem como objetivo analisar os saberes que o Grupo de Mulheres do Projeto de Assentamento Castanhal Araras reconstroem, e se esses conhecimentos tradicionais são praticados no assentamento pesquisado...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Luciene de Sousa Silva Ramos

ORIENTADORAProfessora Ma. Glaucia de Sousa Moreno

 

TÍTULOHISTÓRIAS DE VIDA PELAS VOZES DE AGRICULTORAS ACAMPADAS NO TIBIRIÇÁ, MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA

 

RESUMO: Neste trabalho buscamos compreender as trajetórias de vida e trabalho na terra de mulheres acampadas no Tibiriçá, município de Marabá, Sudeste do Pará. Este estudo teve como objetivo abordar as narrativas de histórias de vida de agricultoras acampadas...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Maria Marlete Ferreira Gomes

ORIENTADORAProfessora Dra. Idelma Santiago da Silva

Fim do conteúdo da página