Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Artigos > Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2018
Início do conteúdo da página

Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2018

TÍTULO: ENSINO DE GÊNEROS ORAIS NUMA TURMA MULTISSERIADA DO 2° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EMEF CECÍLIA MEIRELES/PA-BORRACHEIRA

 

RESUMO: O presente estudo investigou como se realizava o ensino com gêneros orais em sala de aula, bem como o lugar da oralidade e sua importância na disciplina de língua portuguesa no ensino fundamental menor. A pesquisa foi realizada na EMEF Cecília Meireles, localizada no Projeto de Assentamento (PA) Borracheira, município de Itupiranga-PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Elane Sousa Silva

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar

 

TÍTULOENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA DO CAMPO

 

RESUMO: Este trabalho objetiva investigar como é tratada a variação linguística no ensino de Língua Portuguesa na Escola José Inocente Júnior localizada na Vila Cruzeiro do Sul, Itupiranga, Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Daiany Rodrigues de Miranda

ORIENTADOR: Professor Dr. Lucivaldo Silva da Costa

 

TÍTULO: JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO NO CAMPO: QUE PERFIL DE SUJEITO?

 

RESUMO: Objetiva refletir sobre o ensino e a formação ofertada pelo Ensino Médio nas escolas do campo, tendo em vista o Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, problematizando seus objetivos de formação, bem como, compreender o perfil de jovens inseridos nesta modalidade de ensino, percebendo as provocações/influencias/contribuições do trabalho realizado na EEEM José Martins Ferreira, Vila São Raimundo do Araguaia-PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Tamires Pereira Vieira

ORIENTADORA: Professora Ma. Maria Celia Vieira da Silva

 

TÍTULO: MEMÓRIAS DO ARAGUAIA: PROBLEMATIZANDO O ENSINO SOBRE A GUERRILHA NAS ESCOLAS DE BREJO GRANDE DO ARAGUAIA - PA

 

RESUMO: O objetivo desta pesquisa é investigar como e em que contexto esse tema tem sido abordado nas escolas de Brejo Grande do Araguaia, sendo este também palco do confronto, afinal ainda é um tema muito complexo, envolto a uma cortina de muitos silêncios, mas que se faz importante e imprescindível tentar entender e refletir sobre os motivos de se velar ainda esse assunto...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Mônica de Almeida Vasconcelos

ORIENTADOR: Professor Me. Janailson Macêdo Luiz

 

TÍTULOMEMÓRIA E TRAJETÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DE MULHER NEGRA CAMPONESA MILITANTE DA AGROECOLOGIA

 

RESUMO: Este trabalho remete a fatos e acontecimentos importantes dentro de um contexto de fronteira amazônica, envolvendo várias vivências, passagens, atos e atividades específicas de sujeitos, que tratam de eventos que explicam dinâmicas específicas de sociedades amazônicas e suas singularidades. Nesse contexto destaca-se particularmente a formação de um campesinato migrante na Amazônia, em que a autora é uma personagem ativa na construção desta história...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Rosilene Cereija Ferreira

ORIENTADORAProfessora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves

 

TÍTULOO USO DO ALGORITMO SIMPLEX NA OTIMIZAÇÃO DE RENDIMENTOS NA PRODUÇÃO DE QUEIJO: TEORIA E APLICAÇÃO EM MODELAGEM MATEMÁTICA

 

RESUMO: A Modelagem Matemática pode ser compreendida como um método científico de pesquisa e temcomo objetivo interpretar e compreender os mais diversos fenômenos do nosso cotidiano. AProgramação Linear, por sua vez, é um ramo da Pesquisa Operacional (P.O.) e tem sidoamplamente utilizada em vários setores da indústria e do comércio. Com o intuito de desenvolvere aplicar esses conceitos, escolheu-se um laticínio localizado na Vila Ubá, município de São Joãodo Araguaia...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Eline Araújo Santos

ORIENTADOR: Professor Me. Marcos Guilherme Moura

 

TÍTULO: MEMÓRIAS E TERRITÓRIOS DA VOLTA GRANDE DO XINGU: RESISTÊNCIAS FACE AOS PROJETOS DE MINERAÇÃO

 

RESUMO: Durante a década de 1970, a Amazônia será o palco da implantação dos chamados Grandes Projetos, tal processo resultou na intensificação de conflitos entre grandes empresas e povos indígenas, populações ribeirinhas e imigrantes que residiam em áreas de interesse do investimento nacional e internacional. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar elaborações e reelaborações de memórias sobre a formação histórica e da ocupação territorial da Volta Grande do Xingu, os impactos relativos à construção da hidroelétrica de Belo Monte e as representações associadas à presença da empresa canadense Belo Sun Mining...

 Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Erick Francisco Gaioso Machado

ORIENTADOR: Professor Dr. Jerônimo Silva e Silva

 

TÍTULO: PRÁTICAS COM MATEMÁTICA E GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRODUÇÃO DE CUPUAÇU NO ASSENTAMENTO CASTANHAL ARARAS

 

RESUMO: Tivemos como objetivo neste trabalho apresentar caracterizações sobre práticas com matemática e gêneros textuais, presentes na produção de cupuaçu no Assentamento Castanhal Araras, no âmbito da contextualização de princípios e práticas político-pedagógicas da Educação do Campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Keila Sousa da Silva

ORIENTADOR: Professor Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção

 

TÍTULO: VÍNCULOS ENTRE A PESCA, A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE MOMENTOS PEDAGÓGICOS CONTEXTUALIZADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

 

RESUMO: O presente trabalho analisa a construção e o desdobramento de um momento pedagógico que foi desenvolvido com jovens do ensino médio de São João do Araguaia, Pará, Brasil. O momento pedagógico teve como intencionalidade estabelecer vínculos entre a escola, a pesca e ensino de ciências e biologia com o propósito de valorizar o etnoconhecimento da pesca na região e o trabalho do pescador artesanal como princípio educativo na Educação do Campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Elany Santos Araújo Silva

ORIENTADORA: Professora Ma. Cristiane Vieira da Cunha

Fim do conteúdo da página