Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > TCC > Artigos > Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2019
Início do conteúdo da página

Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos em 2019

TÍTULOTRABALHO E JUVENTUDE NA PERSPECTIVA DE PAIS, EDUCANDOS E EDUCADORES NO ASSENTAMENTO PALMARES II

 

RESUMO: Esse trabalho é uma investigação sobre a compreensão que agricultores e agricultoras assentados e seus filhos e filhas (e/ou netos e netas) possuem sobre o trabalho e sobre como a juventude se insere e/ou gostaria de se inserir no mundo do trabalho. Busco enfatizar a importância da permanência da juventude no meio rural, tanto quanto a importância do trabalho agrícola familiar. Pretendi compreender como os agricultores assentados, seus filhos e os educadores da escola em que estudam encaram o mundo do trabalho no Assentamento Palmares II...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Daniel Lopes Ferreira de Melo

ORIENTADOR: Professor Me. Amintas Lopes da Silva Junior

 

TÍTULO: CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA NOVA CANAÃ

 

RESUMO: Este trabalho objetiva investigar como é abordado o ensino de Língua Portuguesa na Escola Nova Canaã localizada na Vila Limão, Jacundá, Pará. A metodologia de pesquisa pensada para este estudo é a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizarmos 30 horas de observações em sala de aula...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAAdriele Ferreira Nogueira

ORIENTADOR: Professor Dr. Lucivaldo Silva da Costa

 

TÍTULO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESCOLA URBANAS E RURAIS EM RELAÇÃO À ANSIEDADE MATEMÁTICA E DESEMPENHO ACADÊMICO

 

RESUMO: A Ansiedade Matemática é um fenômeno global e altamente prevalente, podendo impactar o desempenho acadêmico. Resultados recentes indicam que estudantes de escolas inseridas em contextos rurais tem uma média de desempenho em matemática menor que alunos de instituições urbanas (SAEB, 2018; YARATAN e KASAPOGLU, 2012). Partindo da hipótese que o baixo desempenho matemático de estudantes de escolas rurais pode estar atrelado à Ansiedade Matemática e considerando a ausência de estudos correlacionando essas variáveis, objetivamos investigar se Ansiedade Matemática está associada positivamente com a localização da escola: rural e urbano...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Rayza de Oliveira Souza

ORIENTADOR: Professor Me. Marcos Guilherme Moura Silva

 

TÍTULO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A HORTA MANDALA DO ACAMPAMENTO HUGO CHÁVEZ - PA

 

RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido a partir dos Estágios Regências e pesquisa de campo do curso de Licenciatura em Educação do Campo, realizado dentro do acampamento Hugo Chávez, a partir do ensino de Matemática de forma interdisciplinar na perspectiva da Etnomatemática, desenvolvidas no ensino fundamental e ensino médio...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Ujeffesson Marques Silva

ORIENTADOR: Professor Dr. José Sávio Bicho de Oliveira

 

TÍTULO: REALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA DARCY RIBEIRO, BAIRRO PEQUIÁ AÇAILANDIA - MA

 

RESUMO: A presente pesquisa pretende analisar o Ensino de Ciências da Natureza praticado na escola Darcy Ribeiro, localizada no Bairro Pequiá em Açailândia- MA, uma localidade atingida pela mineração, com objetivo de verificar a importância de comunidades impactadas pela atividade de mineração relacionarem a sua realidade com os conteúdos do ensino de ciência da natureza abordados nas escolas...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAMikaellen Santos da Silva                                                           

ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno

 

TÍTULO: ENSINO DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO A PARTIR DO PROINFO NA ESCOLA NOVA CANAà

 

RESUMO: O trabalho de pesquisa buscou compreender a implantação de um programa de informática na EMEF Nova Canaã, que vislumbrava construir uma proposta pedagógica a partir dos princípios da Educação do Campo, ao mesmo tempo, que o governo federal intervém no cotidiano da escola, implementando um programa de informática, tendo como referência outra política. Tinha como objetivo: compreender a reformulação do ProInfo na EMEF Nova Canaã, na proposta de Educação do Campo, no ensino de Linguagem...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Francisca Pereira Lima

ORIENTADORA: Professora Ma. Maura Pereira dos Anjos

 

TÍTULO: ANALISAR O PROCESSO DE LUTA PELA POSSE DA TERRA NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PORTO SEGURO, MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA, SOB A ÓTICA DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA - CPT

 

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de luta pela posse da terra no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Porto Seguro, localizado no município de Marabá-PA, sob a ótica da Comissão Pastoral da Terra, relembrando com as famílias da comunidade e agentes da CPT...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Sávio Coelho Alves

ORIENTADOR: Professor Dr. Rodrigo de Almeida Muniz

 

TÍTULO: TÁTICAS DE CONCILIAÇÃO: TRABALHO E EDUCAÇÃO, A PARTIR DE MULHERES JOVENS, ESTUDANTES E AGRICULTORAS DO ASSENTAMENTO PALMARES II

 

RESUMO: A presente pesquisa foi desenvolvida no Assentamento Palmares II, localizado no município de Parauapebas-PA, busca fazer um exercício de análises das narrativas de mulheres jovens, estudantes e agricultoras. Entende-se que na comunidade as mulheres sempre estiveram presentes na atuação de frentes organizativas no assentamento e de diversas formas...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Aline Silva e Silva

ORIENTADOR: Professor Dr. Hiran de Moura Possas

 

TÍTULO: PERSPECTIVAS DE PERMANÊNCIA NO CAMPO DE JOVENS FILHOS DE ASSENTADOS, SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA - PARÁ

 

RESUMO: Neste trabalho busco investigar e analisar as causas da saída dos jovens filhos de assentados no município de São Domingos do Araguaia, Pará. A presente pesquisa foi realizada na E.M.E.F. Getúlio Vargas localizada no P.A. Oito Barracas com os alunos do 8º e 9º ano, no período de agosto a dezembro de 2018...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAAnacleide Moreira Cabral                                                       

ORIENTADOR: Professor Dr. Rodrigo de Almeida Muniz

 

TÍTULOA ETNOMATEMÁTICA NA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE AÇAÍ NA VILA NOVA ALIANÇA-PA: RELAÇÕES ENTRE SABER TRADICIONAL E SABER ESCOLAR

 

RESUMO: Este trabalho apresenta como objetivo investigar práticas e conhecimentos matemáticos envolvidos na produção e comercialização do açaí na Vila Nova Aliança (Novo Repartimento-PA), articulando saber tradicional e saber escolar a partir do diálogo com a Etnomatemática...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Edilene França Pereira

ORIENTADOR: Professor Dr. José Sávio Bicho de Oliveira

 

TÍTULO: VILA TRÊS PODERES: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS, JUVENTUDE E TRABALHO

 

RESUMO: A pesquisa evoca aspectos da luta, para ocupação de espaços sociais, do PA Gabriel Pimenta (Vila Três Poderes). Parte-se da problemática dos porquês algumas memórias da luta pela terra são ignoradas/desconhecidas pelos mais jovens da comunidade? Metodologicamente, leituras de aportes teóricos de escritores que se debruçaram sobre assuntos...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAEdna Márcia Pereira Nascimento                                                 

ORIENTADOR: Professor Dr. Hiran de Moura Possas

 

TÍTULO: GÊNEROS TEXTUAIS E OS SABERES DAS ERVAS MEDICINAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE BOA ESPERANÇA DO BURGO

 

RESUMO: Este trabalho de conclusão do curso tem como pergunta norteadora: como o gênero textual receita pode realizar a interseção entre os saberes escolares e os saberes locais a partir dos conhecimentos dos educandos sobre ervas medicinais da comunidade Boa Esperança do Burgo? Para a realização deste trabalho, foi utilizado como metodologia de pesquisa a observação participante, a entrevista semiestruturadas e a pesquisa documental...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Eliene Bentes de Souza Ribeiro

ORIENTADORA: Professora Dra. Edimara Ferreira Santos

 

TÍTULO: ANÁLISE DO FECHAMENTO DA ESCOLA DO CAMPO BOM JESUS, VICINAL CASTANHEIRA NO ASSENTAMENTO JACUNDÁ – PARÁ

 

RESUMO: O referido artigo analisa o fechamento da escola municipal Bom Jesus, localizada em um assentamento rural do município de Jacundá, no Pará, justificada pelo economicismo financeiro, ou seja, a inviabilidade de manter a escola no campo com um número pequeno de alunos. Nessa perspectiva, foram evidenciados os reflexos desta política na vivência desses sujeitos...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Giseli Silva Mascena                                                 

ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno

 

TÍTULO: ESCOLA CARLOS MARIGHELLA: ENTRELAÇANDO A REALIDADE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CAMPO ARTÍSTICO DO TEATRO

 

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo investigar de que maneira a inserção do Teatro do Oprimido nas práticas pedagógicas da escola M.E.F. Carlos Marighella, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, pois se percebe que hoje as escolas necessitam de práticas pedagógicas inovadoras, diferenciadas no ambiente formal...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Iarles dos Santos Macedo

ORIENTADORA: Professora Dra. Edimara Ferreira Santos

 

TÍTULO:O ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS                                                        

RESUMO: A presente pesquisa discute as potencialidades e implicações da incidência de alguns princípios da Educação do Campo no ensino da Matemática escolar. De cunho teórico, esta pesquisa objetiva refletir sobre as potencialidades e implicações dos princípios que emergem dos documentos educacionais sobre a política de Educação do Campo no ensino da Matemática escolar...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORMárcio de Sousa Gomes                                                 

ORIENTADOR: Professor Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior

 

TÍTULO: DIMENSÃO DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

 

RESUMO: O presente estudo situa-se no campo da Educação do Campo e Formação de Professores. O texto apresenta breve histórico sobre a Licenciatura em Educação do Campo, no campus de Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e sua organização com foco nas pesquisas socioeducacionais. Buscou-se observar, a partir da visão de egressos, como se deu processo de pesquisa no decorrer do tempo espaço localidade...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Ana Nery Alves de Oliveira Freitas

ORIENTADORA: Professora Ma. Maria Célia Vieira da Silva

 

TÍTULO: UM EXERCÍCIO DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA NO PA CASTANHAL ARARAS: MEMÓRIAS E REFLEXÕES SOBRE LEITURA, NA ESCOLA JOSÉ CORDEIRO DA SILVA

 

RESUMO: A pesquisa tem como objetivo contribuir no processo de leitura e escrita de alunos, pensando propostas pedagógicas, a partir de narrativas da comunidade. Um fazer valorizando a história local por meio de algumas memórias, tematizando a luta pela terra, migração, educação, saúde e produção na comunidade do PA Castanhal Araras...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Cleina Souza da Silva                                       

ORIENTADOR: Professor Dr. Hiran de Moura Possas

 

TÍTULO: “PAPAGAIO VÉIO NÃO APRENDE A FALAR” - A EXPERIÊNCIA DA JORNADA DE ALFABETIZAÇÃO DO MARANHÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA FILOMENA

 

RESUMO: Este Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar a experiência da Jornada de Alfabetização do Maranhão – Sim, eu posso! e Círculos de Cultura, mais especificamente no município de Santa Filomena do Maranhão, tendo como objetivo recuperar as ações do programa que visam processos emancipatórios, para além do ensino da leitura e escrita...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Mileny Alves Bezerra

ORIENTADORA: Professora Dra. Lizandra Guedes Baptista

COORIENTADORA: Professora Ma. Ailce Margarida Negreiros Alves

 

TÍTULO: HORTA ESCOLAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BANDEIRANTES

 

RESUMO: O presente trabalho é resultado da pesquisa-ação desenvolvida no espaço da horta escolar através da observação, registro e interação com estudantes do quarto e quinto (4º e 5º) ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bandeirantes, localizada do Distrito de Maracajá, município de Novo Repartimento – Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Ney Ralison Silva de Oliveira 

ORIENTADOR: Professor Dr. Rodrigo de Almeida Muniz

 

TÍTULO: TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO (TAD) E EQUAÇÕES DO 2° GRAU: ANÁLISES ECOLÓGICA E PRAXEOLÓGICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA DO CAMPO

 

RESUMO: O trabalho apresenta resultados de análises ecológica e praxeológica sobre equações do 2° grau, de livros didáticos de matemática do 9° ano. Tem como objetivo analisar o lugar onde o objeto vive, o ambiente conceitual e a função desse objeto no sistema didático com o qual interage, no contexto da própria matemática e no contexto da Escola de Ensino Fundamental Tomaz Antônio Gonzaga em Novo Repartimento-PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Railanne de Jesus Viana

ORIENTADOR: Professor Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção

 

TÍTULO: MEMORIAL DE PROCESSO FORMATIVO

 

RESUMO: O presente trabalho trata-se de um Memorial de Processo Formativo em que é registrada a trajetória acadêmica da formanda Erisvânia Alves, apresentado os principais momentos formativos vivenciados no decorrer do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade de Educação do Campo/FECAMPO, vinculada à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA, Campus Marabá/PA...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Erisvânia Alves

ORIENTADOR: Professor Dr. Jerônimo da Silva e Silva

 

TÍTULO: BE JAKAM BIT DJÁ GU ME ARYM BA KABEN O BA BIT NORO KET - SE NÓS ESCREVEMOS A NOSSA LÍNGUA A GENTE NÃO ESQUECE                   

 

RESUMO: Este trabalho tece reflexões sobre os letramentos dos povos Mẽbȇngôkre a partir da observação nas escolas desse povo na Terra Indígena Mẽbȇngôkre Kayapo. Meu Objetivo com esse trabalho foi mostrar para nós mebengokre a importância de na escola escrever na nossa língua...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Bep Punu Kayapó

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar

 

TÍTULOMEMORIAL FORMATIVO: COMO ME TORNEI PROFESSORA

 

RESUMO: O presente memorial é parte integrante do conteúdo exigido para conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo e também. Nele refleti sobre minhas experiências com leitura e escrita, os agentes e eventos de letramento com os quais tive contato e me possibilitaram acessar o Ensino Superior...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAGláucia Helena Vieira da Silva

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar

 

TÍTULO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA: O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA A PARTIR DA PRÁTICA DO PLANTIO DE MARACUJÁ

               

RESUMO: Analisamos as contribuições da Teoria de Designer Instrucional da Educação Matemática Realística (EMR), a partir de sua heurística sobre modelos emergentes para o ensino de Geometria Analítica, visando preencher a lacuna entre o conhecimento informal e a matemática formal na prática do professor de matemática. Para tanto, elaboramos uma abordagem de ensino empírica fundamentada nos princípios da EMR e na modelagem de problemas contextuais a partir do plantio de maracujá (passiflora edulis)...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Lucas Mateus Santos da Silva

ORIENTADOR: Professor Dr. Marcos Guilherme Moura Silva

 

TÍTULO: A VEREANÇA NO CONTEXTO DO CAMPO POLÍTICO DE SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA-PA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O FENÔMENO POLÍTICO DO CLIENTELISMO NA ESCOLA NOVAVIDA

 

RESUMO: O presente trabalho trata da perspectiva de funcionamento do campo político de São Domingos do Araguaia-PA no contexto da câmara de vereadores. O interesse por esta temática parte do pressuposto da necessidade de uma visão mais ampla acerca das dinâmicas políticas envolvendo o Legislativo municipal sãodominguense, visando assim superar as concepções reducionistas sobre as relações políticas existentes no seu contexto

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Marinaldo Souza Pereira

ORIENTADOR: Professor Dr. André Augusto Inoue Oda

COORIENTADORA: Professora Dra. Paola Giraldo Herrera

 

TÍTULO: “QUANDO ABRIL CHEGAR A AGITAÇÃO SERÁ PERMANENTE E A PROPAGANDA, COTIDIANA” JUVENTUDE SEM TERRA: ARTE E CULTURA NO ACAMPAMENTO PEDAGÓGICO OZIEL ALVES PEREIRA - ELDORADO DO CARAJÁS-PARÁ

               

RESUMO: A presente pesquisa intitulada “Quando abril chegar a agitação será permanente e a propaganda, cotidiana” Juventude Sem Terra: Arte e Cultura no Acampamento Pedagógico Oziel Alves Pereira - Eldorado do Carajás-Pará, busca analisar os elementos artísticos culturais existentes no acampamento pedagógico Oziel Alves Pereira...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Alan Leite da Silva

ORIENTADOR: Professor Dr. Jerônimo Silva e Silva

 

TÍTULO: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EJA – ACAMPAMENTO HELENIRA RESENDE

 

RESUMO: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de observação realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Roseli Nunes Nunes do acampamento Helenira Resende localizada na rodovia BR 155 km 54, zona rural de Marabá/Pará. É um trabalho de conclusão de curso que tem a finalidade em observar quais práticas de letramentos é desenvolvida na escola acima citada, a turma observada é uma turma de EJA educação de jovens e adultos...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORPaulo Pereira da Silva

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Cristina Macedo Alencar

 

TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS A PARTIR DAS REFLEXÕES REALIZADAS NA ESCOLA CASTRO ALVES

               

RESUMO: O presente trabalho discute a inclusão de alunos deficientes físicos e mentais, na escola Castro Alves que é de ensino regular. Traz um breve resgate histórico sobre o debate referentes às deficiências no mundo, No Brasil e no contexto da Educação do Campo. A pesquisas procurou saber se existem ações/projetos que tragam perspectivas futuras para uma educação especial para alunos deficientes na escola Castro Alves...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Domingos Cardoso de Souza

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Neuza da Silva Oliveira

 

TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O PLANTIO DA MANDIOCA COMO OBJETO DE ESTUDO NA ESCOLA ALTO ALEGRE

 

RESUMO: O presente trabalho retrata os procedimentos da realização do Projeto “O cultivo da mandioca”, realizado de forma interdisciplinar, o qual contou com a participação dos alunos da segunda etapa do nível fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alto Alegre...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Elke Maria Augusta Dichtl

ORIENTADOR: Professor Me. Amintas Lopes da Silva Junior

 

TÍTULO: LEITURA E ESRITA COM O GÊNERO RECEITA CULINÁRIA

             

RESUMO: O presente projeto teve como objetivo analisar as contribuições de atividades interdisciplinarespara o ensino da leitura e escrita na sala de aula, a partir de uma sequência didática com o gênero receita culinária. A sequência didática foi desenvolvida na escola Municipal de ensino fundamental Boa Esperança localizada no município de São Domingos do Araguaia-PÁ com alunos do 6º e 7º ano...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Maria Ionete da Silva Santos

ORIENTADOR: Professor Dr. Lucivaldo Silva da Costa

 

TÍTULO: TRABALHANDO COM O GÊNERO TEXTUAL POEMA NO 8º E 9º ANO DA ESCOLA SISNANDE MONTEIRO, INCENTIVANDO A LEITURA E ESCRITA

             

RESUMO: Esta pesquisa ação é resultado de um trabalho realizado em sala de aula no período do mês de Abril de 2019. Com uma proposta pedagógica de desenvolver atividades em torno do gênero textual poema em uma turma multiseriada do 8º e 9º ano, da escola Municipal Sisnande Monteiro, que está localizada no município de São Domingos do Araguaia-Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Maria Lucimar Ramos da Silva

ORIENTADOR: Professor Dr. Lucivaldo Silva da Costa

 

TÍTULO: ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEXTUALIZADO NA ESCOLA CARLOS MARIGHELLA: PROBLEMATIZAÇÃO CURRICULAR SOBRE O USO INSUSTENTÁVEL DE AGROTÓXICOS NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO

             

RESUMO: Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta curricular que abordou o uso de agrotóxicos de maneira interdisciplinar no ensino de ciências naturais, no segundo segmento do ensino fundamental, na escola Carlos Marighela, localizada no Projeto de Assentamento (PA) 26 de Março, em Marabá, Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Maricélia de Jesus Oliveira

ORIENTADORA: Professora Ma. Cristiane Vieira da Cunha

 

TÍTULO: JUVENTUDE DO ASSENTAMENTO PALMARES II E TRABALHO NO CAMPO

             

RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo compreender a visão dos jovens e educadores do Assentamento Palmares II sobre o trabalho no campo e a inserção dos sujeitos no mercado de trabalho e quais suas perspectivas de vida da juventude camponesa...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Vângela Pereira Silva

ORIENTADOR: Professor Me. Amintas Lopes da Silva Junior

 

TÍTULO: HISTÓRIA DE VIDA E PERCURSO FORMATIVO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO PROCESSO

             

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar caracterizações sobre desafios e possibilidades do meu percurso escolar e acadêmico, imerso no contexto sociocultural no Sul e Sudeste do Pará e apoiados na perspectiva da Educação do Campo. Pretende refletir sobre práticas pedagógicas das Pesquisas Socioeducacionais e Estágio de Docências da ênfase em Matemática, embasados na perspectiva da Educação Matemática...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Valdiney Conceição da Silva

ORIENTADOR: Professor Dr. Carlos Alberto Gaia Assunção

 

TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA OZIEL ALVES PEREIRA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

             

RESUMO: Esta pesquisa analisou o ensino de ciências naturais trabalhado na escola municipal Oziel Alves Pereira, localizada no assentamento 17 de Abril município de Eldorado do Carajás-Pará, cujo objetivo foi verificar se o ensino de ciências da escola municipal Oziel Alves Pereira traz em seu contexto os princípios e perspectivas da Educação do Campo, uma vez que, a referida escola está situada e atende os alunos do campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Simone Rocha Marques

ORIENTADORA: Professora Dra. Maria Neuza da Silva Oliveira

 

TÍTULO: REFLEXÕES ACERCA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS NA ESCOLA ALEGRIA DO SABER EM VILA SANÇÃO PARAUAPEBAS/PA

          

RESUMO: O trabalho traz uma reflexão acerca da organização escolar por ciclos, partindo da historicidade de origem desse sistema em alguns países da Europa e pelo contexto histórico brasileiro, com alguns apontamentos sobre as razões pelas quais se justificavam a criação e implantação dessa metodologia organizacional do ensino no país, e a partir dessa retomada histórica analisar o sistema de ensino da rede pública municipal de Parauapebas no estado do Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Adeilton Lima dos Reis

ORIENTADOR: Professor Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior

 

TÍTULO: O ENSINO DE ESTATÍSTICA SOB A ÓTICA DO TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO NA PRODUÇÃO LEITEIRA NA VILA TRÊS PODERES

 

RESUMO: Essa pesquisa aborda a relação entre o ensino da matemática para cálculos estatísticos e a importância do trabalho como princípio educativo na Vila Três Poderes. Busquei focar na cultura da região, para mostrar formas de ensino da matemática através do uso de cálculos estatísticos que possa envolver diretamente a produção leiteira da vila Três Poderes...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORAKênia Pereira do Nascimento Santana

ORIENTADOR: Professor Dr. Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior

 

TÍTULO: DESAFIOS DA PERMANÊNCIA DA JUVENTUDE NO CAMPO: RELATOS DE JOVENS DO ACAMPAMENTO HELENIRA RESENDE

          

RESUMO: O presente artigo oferece um conjunto de depoimentos de jovens do acampamento Helenira Resende, localizado em Marabá, Pará, no intuito de compreender suas experiências de vida em quanto jovens, isto é, pessoas diversas e em transição ...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Francilene Ferreira dos Reis

ORIENTADORA: Professora Dra. Paola Giraldo Herrera

 

TÍTULO: ENSINO DE CIÊNCIAS, TERRITÓRIO E CULTURA: PRÁXIS PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO DE ASSIS, ASSENTAMENTO CALIFÓRNIA, AÇAILÂNDIA - MA


RESUMO: O trabalho busca analisar o ensino de Ciências praticado na Escola Municipal Antônio de Assis, localizada no Assentamento Califórnia, Município de Açailândia, no Maranhão. Com o objetivo de problematizar a importância do ensino de Ciências critico, este trabalho foi realizado por meio da práxis de pesquisa como princípio educativo, a qual norteia o processo de formação de educadores do campo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTOR: Romário Feitosa Alves

ORIENTADORA: Professora Ma. Glaucia de Sousa Moreno

 

TÍTULO: LEITURA E ESRITA COM O GÊNERO RECEITA CULINÁRIA

         

RESUMOO presente projeto teve como objetivo analisar as contribuições de atividades interdisciplinarespara o ensino da leitura e escrita na sala de aula, a partir de uma sequência didática com o gênero receita culinária. A sequência didática foi desenvolvida na escola Municipal de ensino fundamental Boa Esperança localizada no município de São Domingos do Araguaia-PÁ com alunos do 6º e 7º ano...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

AUTORA: Maria Ionete da Silva Santos

ORIENTADOR: Professor DrLucivaldo Silva da Costa

 

TÍTULO: TRABALHANDO COM O GÊNERO TEXTUAL POEMA NO 8º E 9º ANO DA ESCOLA SISNANDE MONTEIRO, INCENTIVANDO A LEITURA E ESCRITA

 

RESUMO: Esta pesquisa ação é resultado de um trabalho realizado em sala de aula no período do mês de Abril de 2019. Com uma proposta pedagógica de desenvolver atividades em torno do gênero textual poema em uma turma multiseriada do 8º e 9º ano, da escola Municipal Sisnande Monteiro, que está localizada no município de São Domingos do Araguaia-Pará...

Clique aqui para acessar TCC.pdf

 

AUTORA: Maria Lucimar Ramos da Silva

ORIENTADOR: Professor Dr. Lucivaldo Silva da Costa

 

 

Fim do conteúdo da página